10 pergunta e resposta sobre alimentação saudável
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- O que é considerado um cardápio saudável?
A tradução de um cardápio saudável é simples, segundo Roberta. Quando a quantidade de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais estão presentes em quantidades adequadas nas refeições diárias, significa que o indivíduo sabe montar um cardápio saudável , diz ela. Basta respeitar as suas necessidades e preferências individuais , completa.
2- Alimentos enlatados são nutritivos?
A perda de nutrientes, se compararmos os enlatados com suas versões in natura, depende do alimento. Na lista dos que mais perdem em termos nutricionais, estão as carnes e as frutas. No entanto, a nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella, lembra que as maiores desvantagens estão relacionadas ao sabor e à textura dos alimentos. Sempre que possível, dê preferência às versões naturais de legumes, leguminosas, frutas e sucos , aconselha.
3- Quando os isotônicos são recomendados?
Depois de 90 minutos praticando atividade física, eles entram em ação para repor os líquidos e minerais perdidos pelo corpo.
4- Qual o aumento de peso tolerável no período de um ano?
Roberta Stella, nutricionista do Minha Vida, alerta que o ganho de peso não é desejado. Pequenos ganhos de peso, ao longo dos anos, podem levar a um excesso significativo. É importante monitorar o ponteiro da balança para mantê-lo dentro da faixa adequada para você .
5- Quais opções de tempero mais saudáveis para as saladas?
Segundo a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, os temperos mais saudáveis são os naturais, como salsinha, cebolinha, alecrim, alho e cebola. Ela ressalta a importância de evitar o uso excessivo de sal ou condimentos salgados demais.
6- Adoçar sucos naturais com adoçante diminui o valor nutricional do suco?
Fique à vontade para adoçar seu suco. Roberta Stella, nutricionista do Minha Vida, garante que o uso de adoçantes não interfere nos nutrientes fornecidos por eles. Pelo contrário, os adoçantes são úteis para reduzir o valor calórico que seria obtido se o açúcar refinado fosse utilizado.
7- A vitamina C realmente é eficaz no combate à gripe?
Atualmente, o que tem se observado é que a vitamina C não cura, nem previne a gripe. Mas ela age na diminuição dos sintomas dessas viroses , afirma a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella.
8- Por que é recomendável trocar o leite integral pelo desnatado?
A quantidade de gordura presente em cada tipo de leite é a responsável pela grande diferença entre os dois. Por ser uma gordura de origem animal, ela é saturada e contém colesterol na composição. Considerando também que a gordura é o nutriente mais calórico, o leite desnatado tem menos calorias que a versão integral , explica a nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella, sobre a troca saudável.
9- Deixar a sobremesa para comer mais tarde (em vez de consumi-la logo após a refeição) engorda mais?
Não engorda. Normalmente, deixar a sobremesa como um lanche entre as refeições ajuda a controlar a quantidade de calorias e, portanto, pode auxiliar o emagrecimento. "Desde que, é claro, essa sobremesa não seja uma supertorta, um bolo enorme ou um docinho. Prefira sempre as frutas", diz Roberta.
10- Como descobrir se a causa do aumento de peso é uma disfunção hormonal?
O hipotireoidismo está associado com o aumento de peso. Entretanto, a parcela da população que está com excesso de peso devido a essa disfunção hormonal é pequena. A maioria está em guerra com a balança por maus hábitos alimentares, mesmo. Quando existe a desconfiança de que o ganho de peso está relacionado com o fator hormonal, é importante consultar um endocrinologista, que fará a investigação adequada para confirmar tal hipótese.