História, perguntado por morenogisele302, 8 meses atrás

10. O texto a seguir foi escrito por Aristóteles, um dos mais importantes filósofos da Grécia antiga, e apresenta um raciocínio do filósofo sobre a capacidade do ser humano de ser justo. Leia-o atentamente e faça o que se pede. Ora, cada qual julga bem as coisas que conhece, e desses assuntos ele é bom juiz. Assim, o homem que foi instruído a respeito de um assunto é bom juiz nesse assunto, e o homem que recebeu instrução sobre todas as coisas é bom juiz em geral. Por isso, um jovem não é bom ouvinte de preleções sobre a ciência política. Com efeito, ele não tem experiência dos fatos da vida, e é em torno destes que giram as nossas; além disso, como tende a seguir as suas paixões, tal estudo lhe será vão e improfícuo, pois o fim que se tem em vista não é o conhecimento, mas a ação. E não faz diferença que seja jovem em anos ou no caráter; o defeito não depende da idade, mas do modo de viver e de seguir um após outro cada objetivo que lhe depara a paixão. A tais pessoas, como aos incontinentes, a ciência não traz proveito algum; mas aos que desejam e agem de acordo com um princípio racional, o conhecimento desses assuntos fará grande vantagem. [...] ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural, 1991. p. 5. a) Os gregos revolucionaram o conhecimento ao buscarem explicações para o mundo fora do campo mítico e religioso. O texto de Aristóteles ilustra bem essa mudança. De acordo com ele, o que deveria funcionar como guia para as ações humanas? b) De acordo com o filósofo, por que os jovens não eram, em geral, bons juízes? Você concorda com Aristóteles? Justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por carolcolhado78
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Resposta:

O caráter comunitário da filosofia de Aristóteles resulta das diversas formas de análise da política que o filósofo apresenta na articulação dos seguintes aspectos: a tese de que o ser humano é um animal político; o modo como esta é realizada na comunidade política, na qual o logos se manifesta como atividade discursiva compartilhada; o cultivo de determinadas virtudes ético-políticas presentes na convivência humana, sobretudo, a amizade; a autossuficiência do cidadão e o seu vínculo com a autarquia da comunidade política. A retomada de um moderno conceito de comunidade, na tentativa de reatualizar os princípios gerais do comunitarismo aristotélico, pode ser compatível com determinadas teses liberais, sobretudo a questão da liberdade (autonomia) individual e o fato do pluralismo ético e político nas sociedades modernas.

Explicação:

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