Português, perguntado por Gabriel05473, 1 ano atrás

1° O romance de Joaquim Manuel de Macedo foi publicado originalmente em 1844. Que elementos do texto permitem identificá-lo como uma obra escrita no século XIX?

2° Que ações descritas no trecho de Macedo podem ser consideradas típicas dessa época?

3° Que classe social Macedo estaria descrevendo?

5° Levando-se em conta que o título do texto é "Pista de dança", descreva as sensações que o autor procura transmitir. Justifique sua resposta com exemplos retirados do texto.

7° A linguagem utilizada pelo poeta em "Pista de dança" deixa evidente a época em que foi publicado o poema? Justifique sua resposta.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielj7ed
548
Olá,

1° A forma em que ele cita as palvras como por exemplo: sarau, minuetes, regalos, inopinado, ataviado e etc. Que não são muito utilizadas em nossa época(são típicas daquela época).

2° "daí a pouco vão outras, pelos braços de seus pares, se deslizando pela sala e marchando em seu passeio, mais a compasso que qualquer de nossos batalhões da Guarda Nacional, ao mesmo tempo que conversam sempre sobre objetos inocentes que movem olhaduras e risadinhas apreciáveis". A vestimenta (como diz no texto"ATRAVIADO DÂNDI") também pode ser considerado.

3° A classe burguesa, devido ao trecho: "O diplomata ajusta, com um copo de champagne na mão, os mais intrincados negócios".

5° O autor tenta transmitir a sensação de movimento da dança, usando as seguintes palavras: Rave, jongo, cateretê, mambo, bate estaca, jungle, tecno, etno, que são estilos de dança e música

7° Não pois o poema foi publicado originalmente em 1998 e as palavras que há nele não condiz com aquela época mas sim com a época de hoje em dia.

Gabriel05473: Muito obrigado
gabrielj7ed: De nada
Gabriel05473: Muito Obrigado mesmo vei
Gabriel05473: TMJ
Respondido por reuabg
30

1) Alguns dos trechos do romance que permitem identificá-lo como sendo uma obra escrita em outro século são:

"- E tu, Augusto, quererás porventura reqüestar minha irmã?..."

"Ei-lo aí com a sua mania."

"...em papel bordado, de custo de 400rs. a folha."

"...não sei onde vá buscar mais cruzados para comprar papel..."

Com esses trechos, entre outros do texto, podemos notar que a linguagem utilizada possui elementos utilizados em outros séculos. Inclusive, no trecho que fala de papel bordado, a moeda utilizada é o Réis, que foi utilizado desde o período colonial até 1942.

2) Algumas ações descritas no texto que podem representar ações da época são:

"...Cada cavalheiro deu o braço a uma senhora e, par a par, se dirigiram para a sala de jantar..." - As regras de etiqueta da época determinavam que os convidados de um jantar deveriam se deslocar à mesa de forma ordenada, com elegância e requinte.

"...Quantas vezes, minhas senhoras, nos meus passeios da tarde, eu olvidei o amor..." - Passeios durante as tardes em parques e por cafés e lanchonetes eram ações comuns tomadas pela elite da sociedade da época.

3) Devido aos diversos momentos citados no trecho, como jantares requintados, passeios à tarde realizados por personagens, champagnes que eram degustados pelos personagens, entre diversas outras situações, podemos concluir que a classe social que Macedo representa na história é a burguesia, ou a elite da sociedade.

Alguns dos trechos que comprovam essa afirmação são:

"...O diplomata ajusta, com um copo de champanha na mão, os mais intrincados negócios;..."

"...não quis adornar o pescoço com seu adereço de brilhantes, nem com seu lindo colar de esmeraldas;..."

4) Observando o título do texto "Pista de dança", e a forma como o texto foi escrito, podemos concluir que as sensações que o autor procurou transmitir foram a de que o próprio leitor estivesse em uma pista de dança, se movimento ao longo da mesma.

Podemos ter essa conclusão a partir do seguinte excerto:

"é o jungle

   é o tecno

     é o etno

        é o etno

           é o tecno

              é o jungle

                 é o bate-estaca

                    é o tangolomango

                       é o mambo

                          é o samba

                             é o jongo do cateretê

                                Ê Ê Ê tumbalelê"

Assim, o autor deseja transmitir a sensação de movimento, citando estilos de música diferentes que poderiam ser dançados nessa pista.

5) A linguagem utilizada no poema "Pista de dança" não permite identificar a época em que foi escrito, pois os estilos de dança que estão ali presentes são comuns à nossa atualidade, como o tecno, o jungle, o bate-estaca.

Há também outras palavras que ainda estão presentes nos dias de hoje, como rave (evento festivo de música eletrônica que costuma durar vários dias, e é realizado em locais abertos como sítios e fazendas).

Portanto, caso o poema fosse escrito nos dias atuais, poderia ser facilmente confundido com um poema do ano de 1998, que é o ano de publicação do poema.

Para aprender mais, acesse https://brainly.com.br/tarefa/6211627, https://brainly.com.br/tarefa/19417489, https://brainly.com.br/tarefa/25200163, https://brainly.com.br/tarefa/13479232, https://brainly.com.br/tarefa/13493494

Anexos:
Perguntas interessantes