História, perguntado por anastaciamaria414, 6 meses atrás

1°) O que significa a palavra oligarquia?______________________________________________

2°) O que foi o coronelismo?______________________________________________

3°) como funcionava o voto de governadores?___________________________________________________

4°) como funcionava a política dos governadorem?______________________________________________

5°) O que foi a política do café com leite?____________________________________________________

6°) quem foi Antônio Conselheiro?_____________________________

Soluções para a tarefa

Respondido por gijedo9511
3

Olá, vamos lá.

1) Oligarquia é um termo que tem origem na palavra grega "oligarkhía" cujo significado literal é“governo de poucos” e que designa um sistema político no qual o poder está concentrado em um pequeno grupo pertencente a uma mesma família, um mesmo partido político ou grupo econômico.

2)Coronelismo é o nome dado ao período em que a política do Brasil era comandada e controlada pelos coronéis, ou seja, pelos fazendeiros ricos. ... Com a revolução de 1930 e a chegada de Getúlio Vargas a presidência da República, o Coronelismo chegou ao fim no Brasil.

3)Neste esquema, e sem o voto secreto, o coronel controlava os votantes em sua área de influência, obtendo votos para seu candidato em troca de benefícios, como uma vaga num hospital ou um cargo público, a seus vassalos no “curral”. Tal prática era conhecida como voto de cabresto.

4)A política dos governadores, ou política dos estados, foi um acordo durante os primeiros anos da República Velha (1889-1930), em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições e, em troca, eles faziam uso de seus coronéis (ver coronelismo) e elegiam bancadas pró-Governo Federal, de forma que nem o governo federal, nem os governos estaduais, enfrentassem qualquer tipo de oposição. Esse sistema teve início no governo de Campos Sales, que propôs o nome "política dos estados" dizendo que "o que pensam os estados, pensa a União".

5)“Política do Café com Leite” é uma expressão utilizada para caracterizar um procedimento político típico de um período da história do Brasil denominado de República Oligárquica (1898 a 1930). Esse procedimento consistia na alternância no cargo de Presidente da República entre as oligarquias dos dois estados mais poderosos da época, o estado de São Paulo e o estado de Minas Gerais. Para compreendermos como esse procedimento foi viável, é necessário que saibamos o efeito que teve a opção do Brasil pelo sistema federativo naquela época.

6)Antônio Conselheiro (1830-1897) foi um líder religioso e o fundador do arraial do Belo Monte, mais conhecido como Canudos. Foi considerado um fanático religioso na época em que viveu, pois isto foi uma forma do governo republicano justificar o massacre perpetrado contra seus seguidores.

Espero ter ajudado, Bons ESTUDOS! ;)


anastaciamaria414: mt obgd
gijedo9511: De nada!
Respondido por sthefany2020cruz
1

Resposta: 1)regime político em que o poder é exercido por um pequeno grupo de pessoas, pertencentes ao mesmo partido, classe ou família.

2)Coronelismo é um brasileirismo usado para definir a complexa estrutura de poder que tem início no plano municipal, exercido com hipertrofia privada – a figura do coronel

3)Neste esquema, e sem o voto secreto, o coronel controlava os votantes em sua área de influência, obtendo votos para seu candidato em troca de benefícios, como uma vaga num hospital ou um cargo público, a seus vassalos no “curral”. Tal prática era conhecida como voto de cabresto.

4)A política dos governadores, ou política dos estados, foi um acordo durante os primeiros anos da República Velha (1889-1930), em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições e, em troca, eles faziam uso de seus coronéis (ver coronelismo) e elegiam bancadas pró-Governo Federal

5)Política do café com leite derivou-se da "Política dos Governadores" e visava a predominância do poder nacional por parte das oligarquias paulista e mineira, executada na República Velha a partir da Presidência de Campos Sales (1898-1902), por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrário dos estados de São Paulo — com grande produção de café — e Minas Gerais — produtor de leite e maior polo eleitoral do país de então —, impedindo que o principal cargo do Poder Executivo fosse ocupado por representante dos interesses de outros estados economicamente importantes à época, como Rio Grande do Sul e Pernambuco.

6)Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido na História do Brasil como Antônio Conselheiro, que se autodenominava "o peregrino", foi um líder religioso brasileiro.

Explicação: espero ter ajudado


anastaciamaria414: muito obrigadaa
Perguntas interessantes