História, perguntado por Sacra5988, 11 meses atrás

1°) O que foram os regimes totalitários? cite alguns exemplos

2°) Cite pelo menos 3 fatores que deram origem aos regimes totalitários

3°) Quais as características desenvolvidas pelo estado totalitário?

Soluções para a tarefa

Respondido por AnaYoo
4
1°)Totalitarismo (ou regime totalitário) é um sistema político no qual o Estado, normalmente sob o controle de uma única pessoa, político, facção ou classe social, não reconhece limites à sua autoridade e se esforça para regulamentar todos os aspectos da vida pública e privada, sempre que possível. O totalitarismo é caracterizado pela coincidência do autoritarismo (onde os cidadãos comuns não têm participação significativa na tomada de decisão do Estado) e da ideologia (um esquema generalizado de valores promulgado por meios institucionais para orientar a maioria, senão todos os aspectos da vida pública e privada).
Os exemplos mais significativos são: o stalinismo, na União Soviética

2°)- O NACIONALISMO EXACERBADO poderia gerar uma onda de super-estima nacional e superioridade nacional, o que poderia facilmente corroborar para o surgimento de sistemas totalitarios. 
- A CRISE NO SISTEMA VIGENTE, Vincent relaciona isso ao periodo do fascismo e nazismo, aonde visto a crise capitalista salvadores da patria surgem como solução. Esses grupos governante serviriam para reprimir movimentos sociais e minimizar as divergencias sociais. 
- CRISE MORAL E RELIGIOSA DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL, o que geraria uma perda na fé na liberdade e no liberalismo, ainda segundo o autor, ele relaciona a "morte de Deus" de Nietzsche, o que facilitaria a aceitação da população a esses sistemas totalitarios. Ademais isso geraria um declinio moral social. 

3°) Uso excessivo de força militar como forma de reprimir qualquer tipo de oposição ao governo; - Falta de eleições ou, quando ocorrem, são manipuladas; - Censura e controle dos meios de comunicação (revistas, jornais, rádio)
Respondido por alexsandratdbp7dx4h
1
Totalitarismo (ou regime totalitário) é um sistema político no qual o Estado, normalmente sob o controle de uma única pessoa, político, facção ou classe social, não reconhece limites à sua autoridade e se esforça para regulamentar todos os aspectos da vida pública e privada, sempre que possível.
Perguntas interessantes