História, perguntado por kauhanybeatriz, 11 meses atrás

1° O que aconteceu com o rei Francês após essa convenção?

2°Escreva os pontos negativos no governo dos jacobinos

3°Explique o que foi o diretório, quem o fez e quais suas decisões importantes.​

Soluções para a tarefa

Respondido por cioccariclaudia
1

Resposta:

Explicação:

1 )  O Rei, acompanhado de sua família, refugia-se nas instalações da Assembléia Nacional Constituinte, porém esta, voltando-se contra ele, suspende-o de suas funções. Luís XVI é então encarcerado na Prisão do Templo.

2 ) O radicalismo revolucionário apoiado em grupos sociais populares, como os sans-culottes, atuando através de uma forma ditatorial de exercício do poder para atingir os objetivos, foi também utilizado para caracterizar o jacobinismo.

Dentro dos processos revolucionários, o jacobinismo constituiria um salto de qualidade para alcançar os objetivos, uma prática de radicalização e utilização de todos os meios disponíveis para isso. Nesse sentido que pode ser entendida a assimilação entre o jacobinismo com as ditaduras revolucionárias, bem como com os processos de centralização política nos aparelhos de Estado decorrente delas.

3 ) Entre as primeiras medidas tomadas, o novo governo criou uma nova constituição que colocava cinco integrantes à frente do Poder Executivo. Estes membros do chamado Diretório seriam escolhidos por meio da votação do Poder Legislativo que, por sua vez, voltariam a ser escolhidos pelo sistema de censitário.

Entre as primeiras medidas tomadas, o novo governo criou uma nova constituição que colocava cinco integrantes à frente do Poder Executivo.

A composição do cenário político ganhou uma nova configuração, onde os girondinos ocupavam a parte central da assembléia legislativa, os realistas ficavam à direita e os poucos jacobinos que restavam situados à esquerda. Nessa transição houve uma tentativa de restauração da monarquia através de um golpe. Contudo, um jovem militar chamado Napoleão Bonaparte foi responsável por conter a trama que colocou a revolução sob ameaça.

Perguntas interessantes