10) O avanço das mulheres na sociedade bizantina tem a ver com a vida da imperatriz Teodora, explique:
Pra hj plmds
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como na maioria das culturas antigas, as mulheres que mais conhecemos em Bizâncio são aquelas que pertenciam às classes superiores. Um evento que afetou grandemente o papel de todas as mulheres na sociedade bizantina, porém, foi a crescente proeminência do cristianismo através dos séculos, como aqui resumido pelo historiador L. Garland:
… As opções para as mulheres evoluíram ao longo do império, ainda refletindo tanto as provisões do direito romano quanto os costumes antigos. Os valores cristãos tornaram-se mais amplamente aceitos e, com o celibato e a virgindade vistos como um estilo de vida ideal, as mulheres viam cada vez mais uma vida de castidade como uma opção. Muitas meninas no quarto e no quinto séculos entravam em instituições monásticas ou, mais comumente, viviam celibatariamente em casa, enquanto a igreja instituía uma “ordem” de virgens para sustentar tais meninas e viúvas. O casamento era, no entanto, para permanecer a norma, e a maioria das mulheres em Bizâncio eram esperadas para se concentrar em deveres familiares como esposas e mães. (em Bagnall, 7117)
Explicação:
Resposta: Teodora era uma grande influenciadora de seu tempo, ela ampliou os direitos do divórcio, a pena de morte em casos de estrupo e também aboliu uma lei que permitia que as mulheres fossem mortas por cometer adultério; isso tudo influenciou nos avanços das mulheres na sociedade bizantina
Explicação: