1°) Numere a segunda coluna de acordo com a
primeira relacionando a Festa Junina e suas
características regionais sendo elas representadas:
(1) Região Nordeste
(2) região sul
(3) região centro oeste
(4) região sudeste
(5) região norte
( ) Pelos pratos típicos
juninos a
( ) Pelas festas conhecida
como Parintins
( ) Pelas festas caipiras,
com o forró e o desafio de rimas de violeiros
( ) Pelas festas mais
tradicionais em Campina Grande e Caruaru
( ) pelas quermesses
que acontecem em igrejas e colégios
Soluções para a tarefa
Resposta:
2
5
1
3
4
explicação: confia
Resposta:
( 2) Pelos pratos típicos
juninos a
(5 ) Pelas festas conhecida
como Parintins
(4 ) Pelas festas caipiras,
com o forró e o desafio de rimas de violeiros
(1 ) Pelas festas mais
tradicionais em Campina Grande e Caruaru
( 3) pelas quermesses
que acontecem em igrejas e colégios
Explicação:
Festas juninas pelo nordeste
A região mais tradicional quando se fala em festa junina é, sem dúvida, o nordeste do Brasil. No entanto, ela é bastante extensa e com diversos estados, ou seja, são tradições diferentes mesmo dentro de uma mesma localidade.
Uma das mais conhecidas ocorre em Caruaru, cidade de Pernambuco. A celebração traz um mês de festa regada a muito forró, brincadeiras como pau-de-sebo e a Drilha, além de grupos tradicionais de quadrilha que seguem o trio elétrico — sim, a festa conta com a presença de trio elétrico!
Mas essa ainda não é a maior festa da região. Em Campina Grande, na Paraíba, a festividade pode chegar a 2 milhões de visitantes, sendo considerada a maior festa junina do mundo. Ela também conta com o ritmo de forró, muita dança, casamentos coletivos e barraquinhas, durando um mês inteirinho.
Já em São Luís, no Maranhão, a festa junina tem cara de bumba meu boi. São mais de 100 grupos dançando ao ritmo do Sotaque, o estilo musical das comemorações. Além disso, as comidas típicas são um pouco diferentes, incluindo bolinho de camarão, peixe frito e caruru.
Festas juninas pelo sudeste
No sudeste, a festa junina engloba uma série de elementos dos moradores do interior, principalmente de São Paulo e Minas Gerais. Ela tem cara de quermesses, sendo organizadas, em sua maioria, por igrejas ou outras associações e instituições da cidade.
O frio dessa época do ano abre espaço para as bebidas típicas, a exemplo do quentão. Além disso, muitas pessoas vão à festa junina com a intenção de aproveitar todos os quitutes que ela tem a oferecer, feitos de milho e amendoim.
O forró é substituído pela música de quadrilha e as danças desses grupos animam e encantam quem participa da festa. Além disso, muitos convidados se vestem a caráter, com roupas floridas para as mulheres e xadrez e com retalhos para os homens.
Festas juninas pelo norte
O norte é a região conhecida pela sua tradicional festa do Boi Bumbá. A mais famosa é em Parintins, município do estado do Amazonas, e ocorre em junho, levando pessoas de diversas regiões do país e, até mesmo, do mundo, para o local.
Dessa forma, a festa junina e o Boi Bumbá se misturam nessa época. A quadrilha não fica de fora dos estados dessa região, contemplando também a sua dança típica: o Carimbó.
Festas juninas pelo centro-oeste
O centro-oeste também guarda as suas tradições juninas. Na região, a música predominante é o sertanejo, que divide espaço com o forró. Essas festas se juntam aos costumes dos países vizinhos da América Latina, incorporando a Polca paraguaia e a sopa tradicional desse país na celebração.
Na região, há ainda a presença de violeiros e danças de roda. A dança típica também se apresenta na festa, o Cururu. Vale ressaltar que uma de suas tradições características é a lavagem de São João.
Festas juninas pelo sul
Por fim, vale lembrar que a região sul do Brasil tem tradições próprias na sua festa junina. Incorporando as características tradicionais do nordeste do país, não deixa escapar as tradições sulistas, herdadas das imigrações alemã e italiana.
As comidas tradicionais abrem espaço para o churrasco e o pinhão, que se juntam aos quitutes de milho e amendoim, deixando a festa ainda mais gostosa. O vestido rendado sai de cena para as roupas típicas alemãs, como a prenda. Além disso, as músicas típicas gaúchas fazem bastante presença.
O mês do São João é um evento bastante diverso pelo Brasil. Afinal, em um país com tamanho continental, é de se esperar que as festividades tenham um estilo próprio, dependendo da região na qual são celebradas. Diante das particularidades de cada festa junina regional, aproveite para planejar sua checklist de viagem e conhecer todas as localidades citadas ao longo dos anos