10. Num motor de liquidificador, o fio do enrolamento do estator é visivelmente mais grosso do que o do rotor. Qual a explicação para esse fato?
Soluções para a tarefa
Explicação:
As forças que provocam o giro do estator são de origem magnética, ou seja, surgem devido à interação de um campo magnético com uma corrente elétrica. Neste tipo de motor, as forças resultam da interação entre o campo magnético criado pela corrente no enrolamento do estator e esta mesma corrente, que também circula pelo enrolamento do rotor.
A intensidade do campo magnético, criado pelo enrolamento do estator, é proporcional à intensidade da corrente elétrica i, que o atravessa, e ao número de voltas do fio, que constitui esse enrolamento.
A intensidade da corrente elétrica pode ser obtida utilizando-se da Lei de Ohm. Para isso, é preciso conhecer o tipo de material, o comprimento e a espessura do fio usado na construção dos dois enrolamentos, ligados em série, e o valor da tensão sob a qual estão submetidos.
A direção e o sentido das forças magnéticas, que atuam sobre uma espira do enrolamento do rotor, podem ser determinados pela a regra da mão esquerda. Essas forças aplicam um torque no rotor que o faz girar.