História, perguntado por mikaelysilva9507, 9 meses atrás

1°) Na Europa, a partir do século XI, ocorreu um crescimento do comércio e das
cidades e a formação de um novo grupo social, a burguesia basicamente formado por
dois
grupos. Quais foram estes dois grupos?
2°) Os burgueses, percebendo a importância da monarquia para o sucesso de seus
negócios apoiaram os Reis, como os reis passaram a favorece-los os burgueses?
3) No século XI, Guilherme, o conquistador, Duque da Normandia (Região do Norte da
França) conquistou a Inglaterra e se tornou rei com o titulo Guilherme I, durante seu
reinado, Guilherme I exigiu dos senhores feudais ?
4°) O que é tapeçaria de Bayeux?​

Soluções para a tarefa

Respondido por byel321
0

Resposta:

1 - Parte da nobreza apoiou o projeto dos reis em formar monarquias nacionais pois viam neste apoio uma oportunidade de passarem a fazer parte da administração do Estado, de modo que, ao ponto que algumas famílias nobres perdiam a influência política que detinham durante o período feudal, outras se tornavam conselheiras de Estado.

2 - A (alta) burguesia apoiou o projeto pois, com isto, poderia conseguir contratos lucrativos. Um exemplo claro disto é o projeto de colonização das Américas: o rei concedia monopólios lucrativos a famílias nobres que o apoiassem, o que beneficiava a ambos os grupos em detrimento dos colonos.

3-"No século XI, Guilherme, o conquistador, Duque da Normandia (região Do Norte da França), conquistou o território onde hj é a Inglaterra e se tornou seu primeiro rei com o título de Guilherme I. Durante seu reinado, ele exigiu que todos os senhores feudais prestassem juramento de fidelidade apenas ao rei, dividiu as terras inglesas em condados e nomeou funcionários reais (os xerifes) para administrá-los; além disso, proibiu as guerras particulares entre a nobreza. Com essas medidas, o rei Guilherme submeteu a nobreza, dando início ao processo de fortalecimento do poder real ingles. A campanha da conquista da Inglaterra lidera por ele foi registrada na famosa Tapeçaria de Bayeux.

4-A Tapeçaria de Bayeux é uma obra bordada em linho entre 1070-1080, sob a encomenda do bispo Odo de Bayeux (c. 1030-1097), meio-irmão de Guilherme, o Conquistador (c. 1028-1087). Não temos uma informação segura e definitiva a respeito de sua autoria. Uma lenda atribui seu bordado a Matilde de Flandres e suas aias; há quem afirme que a Tapeçaria foi executada em Canterbury com base em desenhos de um artista associado à abadia de Santo Agostinho; por fim, é também possível que o bordado tenha sido feito por religiosas da abadia de Barking (Essex), sob a direção da abadessa Elfgiva

Explicação:espero ter ajudado muito

Perguntas interessantes