10 mulheres que transformaram a matemática e falem sobre elas
Soluções para a tarefa
1. Emmy Noether
Descrita como a gênia da matemática feminina mais criativa e significativa de todos os tempos. Apesar de suas inovações na álgebra superior, Noether suportou anos de desprezo pelas universidades alemãs, que se opunham a uma mulher ensinando.
2. Joan Clarke
A única decifradora do sexo feminino em Bletchley Park, Clarke trabalhou ao lado de Alan Turing na equipe que criou a máquina Enigma para quebrar o código nas comunicações nazistas em tempo de guerra.
3. Sophie Germain
Inspirada na leitura de Arquimedes, a matemática do século XVIII Marie-Sophie Germain perseguiu sua obsessão com a teoria e o cálculo dos números.
4. Ada Lovelace
Apelidado de "A Feiticeira dos Números", Lovelace era a única filha legítimo do poeta Lord Byron, pioneiro da computação vitoriana que colaborou com Charles Babbage nos primeiros computadores programáveis em meados do século XIX. Pensador visionário, Lovelace previu como as máquinas numéricas de Babbage poderiam ser usadas para traduzir qualquer forma de conteúdo em dígitos que pudessem ser manipulados por uma máquina.
5. Sofia Kovalevskaya
Nascida em Moscou em 1850, a proeza matemática de Kovalevskaya foi notada por seu tio fazendo importantes contribuições à análise matemática.
6. Radia Perlman
Às vezes chamada de “mãe da internet”, Perlman tornou-se líder no campo da ciência da computação depois de se formar no MIT no início dos anos 1970. Perlman criou o algoritmo Spanning Tree Protocol.
7. Dame Jocelyn Bell Burnell
Quando ela detectou o primeiro pulsar de rádio no final da década de 1960, Bell Burnell fez uma das maiores descobertas astronômicas do século e ela foi a primeira a observar e analisar com precisão a estrela de nêutrons.
8. Florence Nightingale
Depois de cuidar de soldados na Guerra da Crimeia, Nightingale revolucionou a profissão de enfermagem, mas suas inovações matemáticas são menos conhecidas. Ela foi uma das primeiras pessoas a usar diagramas circulares como auxílio pictórico e inventou um "gráfico de área polar", semelhante a um gráfico de pizza.
9. Hypatia
Filha do matemático grego Theon, Hypatia era diretora da Escola Platonista em Alexandria, Egito, onde ensinou astronomia e filosofia.
10. Caroline Herschel
A primeira mulher a receber a medalha de ouro da Royal Astronomical Society em 1828, Herschel descobriu sete novos cometas e fez inúmersas descobertas usando príncipios matemáticos.