História, perguntado por sanariacastro2009, 11 meses atrás

10 motivos para preservar a cultura indígena

Soluções para a tarefa

Respondido por fabioceolinmachado10
3

Resposta:

Muitas histórias teriam diferente repercussão se fossem contadas com outro ponto de vista. Há 517 anos, os povos indígenas já moravam nas terras brasileiras. Os colonizadores, por sua vez, se depararam com uma terra fértil, cheia de riquezas, água potável e o povo indígena despido.

“O nome índio quem deu foram os assaltantes dessa terra, o Brasil já era descoberto muito antes deles chegarem”, comenta José Carlos Lucas, 60 anos, músico e médico espiritual indígena.

Com o ‘descobrimento’ do Brasil, esse povo sofreu diversas violações, o que é pouco lembrado nos livros de história. “De acordo com relatos de pajés mais velhos, muitos não aceitaram ser escravos e tiveram que se separar, fugir ou foram assassinados”, conta o músico.

Os portugueses possuíam armas de fogo, enquanto os indígenas só tinham arcos e flechas. Os índios perderam suas terras e a liberdade para exercer sua cultura. Ainda hoje, o povo indígena luta para ter seu espaço respeitado e apenas deseja que sua cultura não desapareça.

“O Brasil é o único país que não dá valor a suas raízes, mas todos são um pouco índios. Existe violência contra a cor da pele, mas o espiritual é só um, o que importa mais é o ser da pessoa, todos são a mesma coisa”, afirma José Carlos.

Explicação:

Respondido por heloizalima
9

Resposta:

- Podemos dizer que os elementos mais antigos da cultura genuinamente brasileira remontam aos povos indígenas que já habitavam o território de nosso país antes da chegada dos portugueses em 1500. Donos de uma cultura extensa, os povos nativos mantinham as suas crenças e praticavam seus elementos culturais aliados a um modo de vida simples e em contato com a natureza. Assim contribuiram com vários aspectos que ajudam hoje na nossa sobrevivencia, como:  

Explicação:

1 etnia:

Contribuíram para o surgimento de um indivíduo tipicamente brasileiro: o caboclo (mestiço de branco e índio);

 

2 vocabulário:

Contribuíram com o vocabulário, o qual possui inúmeros termos de origem indígena, como pindorama, anhanguera, ibirapitanga, Itamaracá, entre outros.  

3 folclore:

Com o folclore, permaneceram as lendas como o curupira, o saci-pererê, o boitatá, a iara, dentre outros;

 

4 culinária:

Riqueza de pratos típicos como o tucupi, o tacacá (imagem destaque do artigo) e a maniçoba. Raízes como a mandioca é usada para preparar a farinha, a tapioca e o beiju. Diversos utensílios de caça e pesca, como a arapuca e o puçá.

 

5 vestimenta:  

vestuário dos índios está relacionado com o clima, a natureza seus ritos e festas. Há tribos que, mesmo tendo adotado o uso de roupas, seus componentes ficam nus em solenidades especiais.

Por ser o Brasil um país tropical de clima quente, a maioria dos índios usa pouca roupa a maior parte do tempo. Algumas tribos, que estão na fronteira brasileira mais próxima das correntes originárias da cordilheira dos Andes, usam uma espécie de bata a cushmã, tecida pelas índias, nos períodos mais frios.

As vestimentas mais comuns aos índios brasileiros “não civilizados” ou com pouco contato com a sociedade são a tanga, o saiote ou os cintos que lhes cobrem o sexo, feitos de penas de animais, folhas de plantas, entrecasca de árvores, sementes ou miçangas. Estas últimas, muito apreciadas, foram sempre objeto de troca entre os povos primitivos e os colonizadores e viajantes. No século XIII, Marco Pólo já as espalhava pela Ásia, cabendo aos portugueses e espanhóis difundi-las entre os ameríndios.  

 

6 Hábitos:  

eles costumam tomar banho várias vezes ao dia, e isso acabou influenciando de uma forma muito positiva para nós, isso ajuda a não pegar doenças e se manter igienizado de uma forma mais correta.

 

7 medicina:

hábito de tratar doenças com ervas encontradas na mata, sem contar a realização de momentos especiais de cura, comandados por um pajé (líder espiritual).

 

8 responsabilidade e educação:

As crianças, desde muito pequenas, são ensinadas a fazer atividades do dia a dia e participar das festas conforme vão alcançando a vida adulta.  

9 linguagem:

Há três línguas de origem indígena: o tupi (ou macrotupi), o macrojê e o aruak, dependendo da aldeia e da região onde moram. Muitos índios, atualmente, conseguem falam português.

 

10 festividade:

Os indios faziam festas para comemorar muitas coisas, podemos dizer que eles eram muito felizes e comemoravam a vidas, por conta disso hoje nós temos muitas ocasioes como feriados que comemoramos com um churasco ou fogos enfim atos festivos no geral.

Perguntas interessantes