10 linhas sobre o movimento diretas já
Soluções para a tarefa
Os anos de 1984 e 1985 foram divisores de águas na História do Brasil, pois vivia-se os últimos momentos de uma ditadura militar que havia se iniciado há duas décadas. Diversos fatos simbolizam esse processo de abertura política, mas um dos mais importantes foi o movimento pelas "Diretas Já".
O nome do movimento refere-se às eleições que ocorreriam em 1985 para a Presidência da República, para as quais os movimentos de oposição ao Regime Militar clamavam pelo voto direto.
As ações em busca do voto direto iniciaram-se no ano de 1983, através de um comício em Goiânia que contou com um público de aproximadamente 5 mil pessoas. Naquele momento, o governo de Figueiredo encontrava-se desgastado, sobretudo após as polêmicas envolvidas na apuração do atentado ao Riocentro, em 1981. Além disso, a alta inflacionária, que chegou a 211% naquele ano, e o consequente arrocho salarial contribuíram para a desaprovação popular em relação a seu governo.
Nesse contexto, os movimentos de oposição passaram a lutar por eleições diretas para o cargo de presidente da República. Tal demanda foi formalizada no Congresso através da Emenda Dante de Oliveira e obteve adeptos até mesmo nas bases parlamentares do governo militar. A partir do apoio de diversos partidos políticos – dentre eles o PMDB e o PT – e organizações sociais e sindicais, o movimento obteve força para levar novamente o povo às ruas.
acesse o site:https://www.infoescola.com/historia/diretas-ja/