Filosofia, perguntado por fabivilela14, 11 meses atrás

10. Leia o texto abaixo e responda ao que se segue:

PRECONCEITO MUITO PRA FRENTE
Toda hora eu vejo, em jornais, revistas, televisão, e na rua, pessoas cada vez mais “livres” de preconceitos e... E, no entanto, todas estão convencidas de que a Terra gira em torno do Sol. Por quê?
Pergunte a elas e elas responderão: “Ué, Galileu provou isso há muito tempo”. Mas provou pra quem? Pode ser que tenha provado pros cientistas. O homem comum e mesmo nós, os pejorativamente chamados intelectuais, aceitamos e pronto. Sem pensar. “Preconceituosamente.” Como antes de Galileu aceitávamos que o Sol girava em torno da Terra. Mas, entre Galileu – de cujas provas nunca tomamos conhecimento, muito menos sabemos dizer quais são – e a realidade, que literalmente salta (gira) a nossos olhos, temos que acreditar é em nossos olhos. Nossos olhos veem, com absoluta certeza, que o Sol nasce ali (a leste, pra mim no Arpoador, no momento em que escrevo às 5h43 do dia) e morre do outro lado (a oeste, pra mim na Pedra da Gávea, às 7h53 da noite), girando em torno de uma terra absolutamente parada (terremotos à parte), sobre a qual caminhamos sem sentir o menor movimento.
De agora em diante, respondam com convicção: o Sol gira em torno da Terra e não quero mais papo sobre isso. O Millôr provou.
FERNANDES, M. Millôr. Veja, São Paulo, n. 48, p.34, dez. 2007.

a) Por que o seguinte raciocínio não é inteiramente compatível com o método cientifico: “Se todo o conhecimento deriva da observação, então, é justificável acreditar que o Sol gira em torno da Terra”.
b) Millôr Fernandes tem razão ao chamar nossa crença na ciência sem conhecer as provas de preconceituosa? Explique.

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
12

a) Porque este mesmo pensamento já foi praticado pela Igreja Católica (na Idade Média) e nunca possuiu nenhum tipo de comprovação. Na verdade, este pensamento foi baseado no conhecimento religioso dos teólogos da Igreja Católica.

b) Na verdade, a opinião de Millôr Fernandes reforça um aspecto subjetivo que mostra a importância de se pesquisar conteúdos científicos mais recentes. Nesta perspectiva, a razão evidenciada por ele não é vista de forma generalizada ou oficial.

Até breve!

Perguntas interessantes