Filosofia, perguntado por vanthyon, 1 ano atrás

10 - Leia atentamente o texto a seguir:
“A diferença fundamental entre as ditaduras modernas e as tiranias do passado está no uso do terror não como meio de extermínio e amedrontamento dos oponentes, mas como instrumento corriqueiro para governar as massas perfeitamente obedientes. O terror, como o conhecemos hoje, ataca sem provocação preliminar, e suas vítimas são inocentes até mesmo do ponto de vista do perseguidor. Esse foi o caso da Alemanha nazista, quando a campanha de terror foi dirigida contra judeus, isto é, contra pessoas cujas características comuns eram aleatórias e independentes da conduta individual específica
Na Rússia soviética, a situação é mais confusa, já que o sistema bolchevista, ao contrário do nazista, nunca admitiu em teoria o uso do terror contra pessoas inocentes: tal afirmação, embora possa parecer hipócrita em vista de certas práticas, faz muita diferença. Por outro lado, a prática russa é mais “avançada” do que a nazista em um particular: a arbitrariedade do terror não é determinada por diferenças raciais e a aplicação do terror segundo a procedência sócio-econômica (de classe) do indivíduo foi abandonada há tempos, de sorte que qualquer pessoa na Rússia pode tornar-se subitamente vítima do terror policial”. (ARENDT, Hannah. Origens do Totalistarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989)
Assinale a alternativa que melhor relaciona o texto:
a) Podemos dizer que há uma espécie de uso político do terror como forma de controle, anunciado por Arendt como instrumento de governança das massas obedientes, já que, considerando a ameaça latente da violência, o Estado pode manipular situações e o medo considerando qualquer um como possível vítima mesmo quando não há um sujeito ou um Estado claramente definidos como perpetradores da violência.
b) Podemos dizer que o uso político das formas de terror foi feito somente pelas tiranias do passado, já que as práticas terroristas contemporâneas não propõem o extermínio e o amedrontamento constante dos oponentes;
c) Podemos dizer que uso político do terrorismo contemporâneo é o mesmo uso que a Rússia soviética fez do terror: um instrumento de controle das massas que não se dirige para um grupo de cidadãos específico, mas sim para todos os cidadãos indiscriminadamente, de todas as classes sociais.
d) Podemos dizer que o uso político do terrorismo feito contemporaneamente é o mesmo uso que a Alemanha Nazista fez do terror: um instrumento de controle e poder usado aleatoriamente sobre os cidadãos, que acabam representando qualquer ódio histórico.

Soluções para a tarefa

Respondido por SamanthaFróes
5
 Bem, a resposta correta é "a) Podemos dizer que há uma espécie de uso político do terror como forma de controle, anunciado por Arendt como instrumento de governança das massas obedientes, já que, considerando a ameaça latente da violência, o Estado pode manipular situações e o medo considerando qualquer um como possível vítima mesmo quando não há um sujeito ou um Estado claramente definidos como perpetradores da violência."


vanthyon: Muito agradecido, por contribuir para com minha duvida.
Perguntas interessantes