1° indique, ao lado de cada cargo o pronome, de tratamento empregado para referir-se a eles
a)papa:
b) presidente:
c)principe/duque:
d)amigo:
e)rei:
f) imperador:
g)reitor:
2°escreva a forma de tratamento de cada um das abreviaturas a seguir:
a)V.M.:
b)V.S.ª:
c)V.S.:
d)V.A.:
e)V.Ex.ª:
f)Sr.:
g)V.Rev.ª
h)V.MM.:
i)V.AA.:
j)V.Mag.ª
Soluções para a tarefa
Resposta:
s pronomes de tratamento são considerados, por grande parte dos gramáticos e linguistas, um caso específico de pronomes pessoais. Pela nossa cultura, levamos em conta o contexto e o tipo de relação que temos com a pessoa a quem nos direcionamos ou que citamos em nosso enunciado. Consideramos a intimidade, a familiaridade, a formalidade, o nível de hierarquia, entre outros fatores que definem como deve ser a interlocução.
O uso dos pronomes de tratamento
Os pronomes de tratamento possuem contextos específicos de uso.
Os pronomes de tratamento possuem contextos específicos de uso.
Todo tipo de pronome (pessoal, possessivo, demonstrativo, indefinido etc.) segue regras gramaticais estabelecidas na língua portuguesa padrão que norteiam o seu uso. No caso dos pronomes de tratamento, algumas regras devem ser levadas em consideração:
Os pronomes de tratamento costumam levar em conta os títulos ou qualidades das pessoas a quem nos dirigimos ou sobre quem falamos, como idade, cargo ocupado etc.,
Na maioria dos pronomes de tratamento, utiliza-se a flexão no feminino, como em Vossa Alteza, Vossa Mercê, Vossa Eminência. Note que o termo “Vossa” concorda com o título que vem a seguir.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Emprega-se o termo “Vossa” quando se fala diretamente com a pessoa, quando é o interlocutor, portanto, na 2ª pessoa. Já o termo “Sua” quando se fala da pessoa, quando ela é o tema, portanto, na 3ª pessoa. Com relação à flexão verbal, em ambos os casos, será sempre feita na 3ª pessoa. Veja nos exemplos abaixo:
Vossa Excelência decidiu a medida a ser tomada?
Sua Excelência, o Presidente, decidiu a medida a ser tomada.
Vossa Santidade é um homem de muita fé.
Sua Santidade, o Papa, é um homem de muita fé.
Você sabe o que tem para o almoço?
Explicação: