10. Freire fez referência à educação problematizadora. A educação apregoada por Freire não se caracteriza pela transmissão de conhecimentos, como se o processo de ensino e de aprendizagem circulasse em uma rua de mão única. Tomando o alfabetizando como sujeito de sua aprendizagem, ele propunha uma ação educativa que não negasse a cultura, mas que fosse transformando- -a através de diálogo ancorado no tripé educador/alfabetizando/objeto do conhecimento. Freire (1996) criticou chamada "educação bancária”, que significa:
a) que o analfabeto devia depositar todo seu conhecimento em apenas um local, ou seja, em uma "conta”.
b) que o ser alfabetizado possuía mais "riquezas” que o indivíduo não alfabetizado.
c) que considerava o analfabeto como alguém que não possui cultura ou conhecimento, uma espécie de banco onde o educador deveria depositar o conhecimento.
d) que considerava o alfabetizado e o analfabeto no mesmo nível de educação.
e) que desconsiderava o analfabeto, pois este não tinha onde "depositar" o conhecimento.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta: Alternativa C
Explicação:
Com uma proposta conscientizadora de alfabetização de adultos, prescindindo da utilização de cartilhas, valorizando os saberes dos alfabetizandos, dos quais se originavam os conteúdos de ensino, e considerando que a leitura do mundo precede a leitura da palavra, Freire (1996) desenvolveu um conjunto de ações pedagógicas, amplamente divulgadas e conhecidas.
Respondido por
0
A resposta correta e a alternativa C
Perguntas interessantes
Informática,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Português,
11 meses atrás