10 fatos sobre o Renato russo
preciso para feira cultural de amanhã, agradecida ♡
Soluções para a tarefa
Nome completo: Renato Manfredini Júnior
Nascimento:27 de março de 1960 Rio de janeiro,RJ
Morte:11 de outubro de 1996 (36 anos) Rio de Janeiro,RJ
Gênero(s): Pos punk, punk rock,rock alternativo, folk rocki
Instrumento: vocal, baixo, teclado, violão, guitarra
Periodo em atividade:1978 1996
Outras ocupações: compositor
Gravadora:EMI descobertas coqueiro verde
Afiliação (ões): Legião Urbana, aborto eletrico
1º O nome de batismo de Renato Russo era Renato Manfredini Júnior. O sobrenome, Russo, foi inspirado nos filósofos Jean-Jacques Rousseau, Bertrand Russel, e também no cineasta Ken Russel.
2º Mesmo após receber o diagnóstico de HIV positivo em 1989, Renato Russo continuou suas atribuições como vocalista da Legião Urbana por mais sete anos. (Não deixou de compor)
3º O último álbum da Legião Urbana foi A Tempestade Ou O Livro dos Dias, lançado em 20 de setembro de 1996. O disco chegou às lojas menos de um mês antes da morte de Renato Russo.
4º Mesmo com o fim do grupo, a Legião Urbana ainda é a terceira banda do catálogo da gravadora EMI que mais vende discos no mundo. A banda vende, em média, 250 mil cópias por ano.
5º A Legião Urbana, depois de um show cheio de problemas, em Brasília, prometeu nunca mais se apresentar na cidade. E nunca mais retornou.
6º Sobre a música "Índios", pessoas que conheceram Renato afirmam que ela foi escrita após o músico ter cortado os pulsos em uma tentativa de suicídio.
7º O sétimo e o oitavo disco da Legião Urbana – A Tempestade e Uma Outra Estação – foram gravados ao mesmo tempo, em um período de seis meses, entre janeiro e junho de 1996.
8º A Legião Urbana surgiu após Renato Russo se desentender com companheiros de outra banda, a Aborto Elétrico. Dessa quebra, além da Legião, também surgiu o Capital Inicial.
9º Renato Russo, antes de formar a Legião, se apresentou sozinho em bares de Brasília, e utilizava a alcunha de Trovador Solitário.
10º A Legião Urbana é a 11ª colocada na lista de artistas brasileiros que mais venderam discos na história, com mais de 25 milhões de cópias.