História, perguntado por ovelhosabio, 11 meses atrás


10)Explique o que significa a frase: Senhor de engenho é título de enobrecimento na colônia?
11)Segundo o autor, a América Portuguesa poderia ser dividida em três colônias distintas até meados do século XVIII. Como seria geograficamente essa divisão?
12)Os jovens da elite colonial estudavam na Universidade de Coimbra em Portugal. Quais os motivos de não existir Universidade na América Portuguesa?
13)Qual a nova situação criada na colonial com a chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808?

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraconcursos
4

10. A frase sobre o senhor de engenho, pode ser explicada, pelo fato dessa figura no período colonial indicar poder, devido ao poder aquisitivo que tinham e por serem donos de locais de produções de cana de açúcar e também de escravos que trabalhavam em suas terras.

 

11. A visão de Stuart Schwartz sobre a divisão geográfica em três colônias se fazia da seguinte forma:

  • Ao Sul do país, víamos a colônia Europeia, com os imigrantes europeus que tentaram iniciar seu empreendimentos no Brasil e formaram assim uma colônia.

  • Na região Norte, tinha-se a colônia indígena. Pelo território florestado, não ser de fácil acesso, os povos que povoavam esse território eram indígenas, j´aacostumados com a vida na floresta.

  • Na região Nordeste, a colônia os escravos. Nessa região o comércio de cana de açúcar atraia senhores de engenhos que vinham com seus escravos para explorar a região.

   

12. O fato de não existir, é porque a América portuguesa, foi vista como colônia de exploração. O objetivo era apenas explorar, povoar a terra, mas para ganhar recursos. Havia uma visão negativa para a terra, que se opunha ao desenvolvimento da população da mesma.

 

13. A nova situação criada foi a de que o Brasil deixou de ser apenas uma colônia de exploração e passou a se tornar Reino Unido de Portugal.

Perguntas interessantes