Filosofia, perguntado por isabellacosta1275, 6 meses atrás

10) Explique como ocorre a participação da instituição escolar na inserção social, ou seja, na formação doindivíduo como um ser social.

Soluções para a tarefa

Respondido por marialuisamoreiralei
0

Resposta:

nstituição social é todo tipo de organização que promove integração social, através de regras e hábitos, sendo que o objetivo desses procedimentos é organizar a nossa sociedade.

A instituição social é um dos estudos da sociologia e são fundamentais para o funcionamento das relações humanas. Segundo o sociólogo Émile Durkheim, elas possuem um papel pedagógico e nos ensinam como ser parte da sociedade em que nascemos.

Além de Durkheim, o sociólogo Max Weber se dedicou imensamente aos estudos sobre a socialização e as instituições sociais. De acordo com Weber, elas foram criadas para integrar o indivíduo à sociedade e são o motivo para existir a coesão social (que é o modo como uma sociedade une os seus indivíduos em um corpo coeso).

O objetivo das normas estipuladas por cada tipo de instituição é se complementarem, de modo que nenhuma atue de maneira isolada. Por exemplo, as famílias, os governos, as igrejas, as empresas privadas e as instituições do Terceiro Setor (OSC, ONG, OSCIP e OS), possuem regras diferentes que tornam o convívio em sociedade possível.

Existem algumas características que definem um grupo como uma instituição social, confira abaixo:

Ser uma criação do ser humano, ter um objetivo específico, ter caráter utilitarista (solução de um problema) ou cultural (agregar valor para um determinado grupo).

Ter caráter de permanência.

Possuir reconhecimento social.

Ter capacidade de auto transformar suas próprias regras visando o pleno atendimento das necessidades e interesses para a qual foi constituída.

Agora que está mais claro sobre o que é uma instituição social, vamos falar um pouco sobre os tipos de socializações e os tipos de instituições.

Uma pessoa se torna membro de uma comunidade através do processo de identificação com a cultura desse grupo. Esse processo é a socialização e ela é dividida em dois tipos: socialização primária e socialização secundária.

A socialização primária se refere às primeiras instituições sociais que temos contato, a exemplo da família e da Igreja, onde temos os primeiros ensinamentos, como a linguagem e os valores morais. Nesse tipo de socialização, grande parte da interação social ocorre por meio da afetividade.

A socialização secundária se refere às instituições como o Estado, a escola e o trabalho. Ela nos impõe normas específicas e oficiais, como as leis.

As instituições sociais possuem quatro classificações, são elas:

Espontâneas – surgem a partir de relações estabelecidas entre seres humanos, por exemplo, a família.

Criadas – foram criadas para organizar a sociedade, alguns exemplos são as instituições bancárias, os órgãos públicos e as empresas.

Reguladoras – regulamenta diversos aspectos da sociedade, por exemplo, as instituições legislativas, educativas e religiosas, o judiciário e os órgãos de segurança pública.

Operacionais – opera sobre diversos aspectos da sociedade, por exemplo, o sistema financeiro.

Veja alguns exemplos de instituições sociais:

Familiar

Ensino

Religiosa

Empresarial

Política

Governamental

Econômica

Lazer

Saúde coletiva

Segurança pública

Terceiro Setor – OSC, ONG, OSCIP e OS

Perguntas interessantes