Artes, perguntado por nelrranesouza, 10 meses atrás

10. Escreva duas diferença entre a doutrina luterana e o catolicismo romano.​

Soluções para a tarefa

Respondido por adel40
7

Resposta:

O luteranismo é um dos principais segmentos cristãos do mundo, com aproximadamente 85 milhões de fiéis,[1] que tem por base a teologia de Martinho Lutero, um frade católico, reformador e teólogo alemão.[2] Surgiu a partir dos esforços de Lutero em reformar a doutrina e prática da Igreja Católica, até então a única Igreja cristã existente no ocidente, o que originou a Reforma Protestante. Esta teve como principal base a publicação das 95 Teses, que foram divulgadas nos territórios de língua alemã do Sacro Império Romano-Germânico criticando algumas práticas da Igreja Católica, contrariando as autoridades governamentais e eclesiásticas da época.

Explicação:

A divisão entre os católicos romanos e os luteranos aconteceu em 1521 com a Dieta de Worms, onde Lutero e todos seus seguidores foram oficialmente excomungados pela Igreja Católica.[3] A divisão tinha por base a doutrina da justificação, sendo que Lutero advocava-a através do princípio de que "a salvação vem somente pela graça, somente pela fé e somente por Cristo", contrariando o ponto de vista romano, que se baseava em uma "salvação pelo amor e pelas boas obras".

Ao contrário de outras igrejas cristãs que surgiram por meio da Reforma, como o calvinismo, o luteranismo mantém muitas práticas litúrgicas e ensinamentos sacramentais do período pré-Reforma, com uma ênfase particular na eucaristia, ou "Santa Ceia". Os principais pontos em que o luteranismo difere das outras igrejas cristãs são o propósito da Lei de Deus, a vocação eficaz, a perseverança dos santos e a predestinação.

No seu conjunto, o luteranismo é a segunda maior confissão cristã do ocidente (atrás do catolicismo romano), contando ao todo com aproximadamente 80 milhões de fiéis, concentrados sobretudo nos países da Escandinávia.[4][5] As maiores igrejas locais são a sueca e a alemã.

Perguntas interessantes