10 elementos químicos e suas utilidades
Soluções para a tarefa
Lítio: utiliza-se para obtenção do trítio (isótopo de hidrogénio), como componente de ligas (com alumínio e magnésio) e como catalisador em reações de química orgânica.
Cálcio: É utilizado como insumo da produção agrícola na forma de carbonato de cálcio popularmente conhecido como Calcário.
Rádio: No passado, era utilizado na fabricação de tintas luminescentes para marcadores de relógios e manômetros e na forma do sal cloreto de rádio; na medicina para produção de radônio, usado no tratamento do câncer, porém descobriram-se tratamentos mais seguros e menos dispendiosos.
Ítrio: Utiliza-se como componente de ligas metálicas e como ítrio fosforoso para dar cores vermelhas em ecrãs de televisão, em filtros de raios X e em supercondutores e superligas.
Titânio: Utiliza-se no fabrico de vernizes, corantes para plásticos e borracha, em cosmética e como carga no fabrico de papel.
Nióbio: Utiliza-se em ligas de aço e no fabrico de elétrodos
Crômio: O crómio é um importante aditivo para o aço, utiliza-se para produzir camadas protetoras sobre metais alteráveis e é um oxidante muito usado no laboratório e na indústria, com, por exemplo, no fabrico de corantes.
Molibdênio: O molibdénio usa-se sobretudo como componente de aços rápidos (juntamente com o crómio), aços temperados e aços inoxidáveis.
Rênio: Utiliza-se em termoelementos, nas pontas de aparos de canetas, em contactos para telefones e na tecnologia de foguetes espaciais e em catalisadores.
Ferro: O vitríolo de ferro é utilizado no fabrico de tintas e de herbicidas. O ferro é também um elemento vital do corpo humano