Biologia, perguntado por grazy15272, 11 meses atrás

10- Elabore um texto dissertativo argumentativo sobre o tema
explícito: Desvalorização da Ciência no Brasil. Selecione, organize e relacione, de
forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Soluções para a tarefa

Respondido por geovanamenezes2003
4

Olha, é bom você saber que a proposta de redação se constitui da temática mais o texto de apoio. O tema sempre apresenta um recorte de algum assunto. Os textos de apoio servem como inspiração, eles apresentam informações básicas sobre o assunto,cabe a você, interpretar para elaborar sua visão acerca do assunto - uma tese - e desenvolvê-la. É tudo questão de prática e leitura. Não é difícil escrever sobre esse tema,uma vez que é um assunto amplo e da atualidade.

Primeiramente, você deve lembrar que para escrever adequadamente,existem cinco exigências que foram mencionadas no seu enunciado: 1. adequação gramatical,2. adequação temática (não fugir do real tema que deve ser abordado), adequação estrutural (organização dos parágrafos) e repertório sociocultural (conhecimento pessoal),3. coerência e argumentação,4. coesão e 5. proposta de intervenção(conclusão). Obedecendo a essas normas você terá uma ótima redação. Caso você tenha dificuldade em escrever redações seria bom estudar um pouco sobre essas exigências,e praticar.

Para te ajudar no desenvolvimento do seu texto,vou te dar algumas dicas.

Para uma boa introdução você deveria começar com alusão ( uma figura de linguagem caracterizada pelo uso de uma referência ou citação a um fato ou pessoa). Por exemplo : "A ciência é crucial para o desenvolvimento da sociedade, ao contribuir consideravelmente para o avanço desta, visto que é responsável por várias mudanças sociais desde seu surgimento. " a partir daí você vai fluindo seu texto,criando um desenvolvimento e uma conclusão acerca da sua visão e conhecimento sobre a tese. Para um bom desenvolvimento você pode usar citações,referências,afirmativas,e fatos, é claro.

Aqui alguns recortes de assuntos que podem ser úteis:

A ciência deveria começar a ser introduzida em plena infância, ser atiçada nos bancos das escolas e tomar força e volume nas universidades e centros de pesquisa, o que parece não ter espaço em nossa realidade. A atual gestão do Ministério da Educação e Cultura (MEC) não cumpre o papel de defesa das escolas, das Universidades e da ciência, sendo, ao contrário, seu maior opositor. Esta gestão do MEC não é somente conivente com os cortes em educação e ciência, mas está em cruzada permanente para censurar o que se ensina e desacreditar quem mais produz ciência, a universidade pública.

Os problemas e a desvalorização da ciência no Brasil não se limitam à atual gestão do MEC, a crise transpira na Saúde, Relações Exteriores, Direitos Humanos, Meio Ambiente e até na atual gestão do Ministério de Ciência Tecnologia Inovação e Comunicação (MCTIC) através de políticas públicas implantadas nas agências deste ministério que desvalorizam áreas de Ciência Básica, inclusive a Física, e de Ciências Sociais, criando uma falsa priorização das áreas tecnológicas ou aplicadas. Estamos evidenciando na crise o quanto dependemos do conhecimento básico e das ciências sociais para produzir as estratégias aplicadas de sobrevivência. Tentar desenvolver tecnologia sem uma boa formação em ciências básicas é como tentar escrever um livro sem ser alfabetizado.

Enquanto os investimentos brasileiros em pesquisa e desenvolvimento não passam de 1,6% do Produto Interno Bruto, os Estados Unidos investem no setor mais de 3% de seu PIB, seis vezes maior do que o nosso, segundo dados do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Também é possível falar sobre a situação da pandemia no Brasil,mas sem fugir do real tema que é a Desvalorização da Ciência do Brasil.

Perguntas interessantes