10 - Desde quando os povos nômades da Ásia e do Oriente Médio domesticaram a cabra, aproximadamente em 8.000 a.C., o leite de cabra vem sendo utilizado na alimentação diária de grande parte da população mundial.
RIGHETTI, José Sérgio. Cadeias Produtivas de animais alternativos. Maringá: UniCesumar, 2018.
Considerando o fragmento de texto apresentado avalie as afirmações abaixo sobre mercado e o cenário atual da caprinocultura no país e no mundo:
I. Como principais países produtores de caprinos, destacam-se: EUA, Japão, Alemanha, Iraque e Suécia.
II. Apesar do baixo nível tecnológico ainda presente em todo processo produtivo, a caprinocultura no Brasil, principalmente no Nordeste, tem apresentado configurações que a coloca em uma posição privilegiada no cenário do agronegócio.
III. O leite de cabra, além de maior digestibilidade, possui melhor aceitabilidade e tolerabilidade que o leite de vaca. Em comparação c
Soluções para a tarefa
Resposta:
I) Errado
II) Erado
III) Certa
Explicação:
I) Os principais países produtores de cabra são China, Índia e Paquistão.
II) A maior parte do rebanho caprino do Brasil está concentrada na região Nordeste, que acumula mais de 90% do efetivo caprino do país. Apesar de possuinte da quase totalidade do rebanho brasileiro, a região Nordeste participa com pouco mais de 26% da produção de leite caprino no país e com apenas 17% do total comercializado. Na região Sudeste a expressividade produtiva se concentra nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Apesar de possuir apenas 3,5% do número efetivo do rebanho caprino brasileiro, a região Sudeste é responsável por 21% do total de leite de cabra produzido no país, destacando-se assim pela representatividade de seus estados na caprinocultura leiteira.
III) O leite de cabra é considerado mais fácil de ser digerido que o leite obtido a partir da vaca graças ao fato da bebida possuir glóbulos de gorduras menores do que o leite de vaca. Além disso, quando atinge a região do estômago, as proteínas do leite de cabra formam uma coalhada mais macia que a do leite de vaca, o que ajuda o organismo a digerir com menos irritação do que o leite de vaca.