História, perguntado por oanaindie12, 8 meses atrás

1° - Descreva um pouco a história da Cuba, a maior ilha do Caribe.
Castro na história da Revolução Cubana.
3° - No ”VOZES DO PRESENTE” da página163 do seu livro de história, temos dois textos com fatos bem atuais. Leia-os com atenção e resolva as questões propostas do A ao D.
4° - Você concorda com o comércio livre? Justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por sarabrasil19
0

Resposta:Cuba (pronunciado em português: [ˈkubɐ]; pronunciado em castelhano: [ˈkuβa]), oficialmente República de Cuba, é um país insular localizado no mar do Caribe (ou mar das Caraíbas), na América Central e Caribe (sub-continente da América). é um país que compreende a ilha de Cuba, bem como a Ilha da Juventude e vários arquipélagos menores. Cuba está localizada no norte das Caraíbas, onde o Mar das Caraíbas, o Golfo do México e o Oceano Atlântico se encontram. Fica a leste da Península de Yucatán (México), a sul tanto do estado norte-americano da Florida como das Bahamas, a oeste da Hispaniola, e a norte tanto da Jamaica como das Ilhas Caimão. Havana é a maior cidade e capital; outras grandes cidades incluem Santiago de Cuba e Camagüey. A área oficial da República de Cuba é de 109.884 quilómetros quadrados (42.426 sq mi) (sem as águas territoriais). A ilha principal de Cuba é a maior ilha de Cuba e das Caraíbas, com uma área de 104.338 quilómetros quadrados (40.285 sq mi). Cuba é o segundo país mais populoso das Caraíbas, depois do Haiti, com mais de 11 milhões de habitantes[6]

O território que hoje é Cuba foi habitado pelos povos Ciboneis Taínos desde o 4º milénio a.C. até à colonização espanhola no século XV.[7] A partir do século XV, foi uma colónia de Espanha até à Guerra Hispano-americana de 1898, quando Cuba foi ocupada pelos Estados Unidos e ganhou a independência nominal como protectorado de facto dos Estados Unidos em 1902. Sendo uma república frágil, em 1940 Cuba tentou fortalecer o seu sistema democrático, mas a radicalização política crescente e os conflitos sociais culminaram num golpe e subsequente ditadura apoiada pelos Estados Unidos de Fulgencio Batista em 1952.[8][9][10] A corrupção aberta e a opressão sob o governo de Batista[11] levaram à sua destituição a Janeiro de 1959 pelo Movimento 26 de Julho, que depois estabeleceu uma ditadura do proletariado sob a liderança do Partido Comunista de Cuba, sendo Fidel Castro um dos seus fundadores, eleito primeiro secretário do comité central desde 1965 até 2011.[12][13][14] A Assembleia Nacional do Poder Popular é o parlamento legislativo da República de Cuba e o órgão supremo do poder do Estado[15] e seu o atual presidente é Esteban Lazo Hernández. O atual presidente da República de Cuba é Miguel Díaz-Canel, cargo precedido por Raúl Castro, o atual primeiro secretário do PCC. O país foi um ponto de discórdia durante a Guerra Fria entre a União Soviética e os Estados Unidos, e uma guerra nuclear quase eclodiu durante a Crise dos Mísseis de Cuba de 1962. Cuba é um dos atuais Estados socialistas marxistas-leninistas existentes.

Explicação:

Perguntas interessantes