História, perguntado por letiiciaaalvess, 5 meses atrás

1°) Como se iniciou o período regencial no Brasil? 3 linhas

2°) Como D. Pedro primeiro torna-se impopular no Brasil? 4 linhas

3°) Como está dividido o período regencial no Brasil? 5 linhas

4°) Sobre os grupos políticos no período regencial responda:

a) Liberais exaltados - 4 linhas

b) Liberais moderados – 4 linhas

c) Restauradores – 4 linhas

5°) O que foi o Ato Institucional em 1834? 5 linhas

6°) Quais as principais rebeliões ocorridas no Brasil no período regencial? 4 linhas

7°) O que foi criado no processo criminal no período regencial? 5 linhas

8°) O que se consolidou no período das regências uma no Brasil? 5 linhas

9°) O que gerou no Brasil a ascensão dos conservadores? 5 linhas

por favor me ajudem é pra antes das 11:45​

Soluções para a tarefa

Respondido por brenomeira065
2

Resposta:

1°) O Período Regencial é como conhecemos o período intermediário que existiu entre o Primeiro e o Segundo Reinado. Estendeu-se de 1831 a 1840 e foi iniciado após o imperador D. Pedro I ter abdicado do trono em favor de seu filho no ano de 1831.

2°) Dom Pedro I era impopular por uma série de razões, das quais podemos destacar o seu centralismo político, a fama de ser autoritário (como evidenciado na Noite da Agonia) e o fato de ser herdeiro do trono português.

3°)Regência Trina Provisória (1831) Regência Trina Permanente (1831-1834) Regência Una de Feijó (1835-1837) Regência Una de Araújo Lima (1837-1840)

4°)a)O Partido Liberal Exaltado, também designado por Jurujuba ou Farroupilha, foi um partido político brasileiro criado em 1831.

b) Defendiam a permanência do poder Moderador, com um período de governo regencial até que Dom Pedro II tivesse idade suficiente para assumir o trono.

c)Os objetivos políticos dos restauradores eram o retorno de Dom Pedro I (que nesta época foi para Europa opor Dom Miguel, em Portugal) e a continuidade de suas práticas políticas, que aqui no Brasil eram conservadoras, controladoras e rígidas.

5°) Ato Adicional aprovou uma série de mudanças que refletiam bem o novo cenário político experimentado. Agora, sem a intervenção do poder régio, as tendências políticas presentes, representadas pelas alas liberal e conservadora, tentavam se equilibrar no poder.

6°)Cabanagem, na Província do Grão-Pará (1835 – 1840);

Guerra dos Farrapos (ou Revolução Farroupilha), na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul (1835 – 1845);

Revolta dos Malês, Província da Bahia (1835)

7°)Em 1832, foi criado o Código de Processo Criminal, reforçou algumas medidas estabelecidas no Código Criminal de 1830, definido os tipos de crime ( públicos ou particulares ) e de punição.

8°)Nesse período das regências unas, consolidou-se uma importante modificação no quadro político brasileiro. Os grupos políticos sofreram mudanças e foram redefinidos como liberais e conservadores.

Perguntas interessantes