Português, perguntado por rayanevecchi, 1 ano atrás

10. Com relação ao texto retirado do Orkut, assinale a alternativa correta:               Vc viu como ele xegô em kza hj? Tôdu blz!
a)            Não pode ser considerado um texto, visto que não cumpre sua função comunicativa.b)           Por ter palavras abreviadas em excesso está totalmente contrariando as regras da gramática, logo não é um texto.c)            Esse tipo de escrita é valorizado em qualquer meio de comunicação formal.d)           Mesmo por se tratar de linguagem abreviada, cumpre sua função comunicativa, mas só deve ser utilizada situações informais como internet, celular etc.

Soluções para a tarefa

Respondido por alineonline
204
Opção d) Mesmo por se tratar de linguagem abreviada, cumpre sua função comunicativa, mas só deve ser utilizada situações informais como internet, celular etc.

O que não pode acontecer é mandar uma mensagem dessas para a sua avó ou o seu professor. Pro sei colega, traquilo. Ele vai entender, ou seja, o texto cumpre seu papel comunicativo. Entre colegas, em situação informal não há a menor necessidade de se cumprir estritamente a gramática.

rayanevecchi: Obrigadoo
Respondido por barbosadasilvajoaovi
9

Resposta:

O texto de SMS pode ser considerado texto sim - a alternativa correta é a D.

A alternativa A diz que o trecho não cumpre sua função comunicativa, o que está errado. O texto tem coesão e transmite uma mensagem - que são as duas principais funções de um texto.

A B menciona que por causa dos excessivos erros gramaticais, não poderia o trecho ser considerado texto. Errado. Perfeição gramatical não é necessária para que haja um texto que comunique uma mensagem.

A C diz que este tipo de escrita é valorizado em qualquer meio de comunicação formal. Errado! Os erros gramaticais podem demonstrar que você não tem a habilidade linguística necessária para um trabalho, um contrato ou outra situação mais formal.

Portanto, a correta é a letra D, pois o texto cumpre sua função, mas deve ser restrito a situações informais específicas, como exemplificado na própria alternativa.

Explicação:

Perguntas interessantes