1° )
Cite quais foram as ideias iluministas e quais elementos poderiam confirmar a importància dessas ideais(gestados na
Europa) nas sociedades americanas. Dê exemplos. Por favor galera me ajudem é urgente
Soluções para a tarefa
Explicação:
algumas das ideis iluminista era da liberdade econômica o avanço da ciência além de querer separar a igreja e o estado.
Resposta:
O Iluminismo foi um marco para a sociedade como um todo.
As transformações iluministas na sociedade são extremamente complexas e abrangem quase que o globo por completo.
Como sabemos, o Iluminismo se inicia con o surgimento da Idade Moderna, ou seja, nos fins do século XV e início do XVI. A população Europeia iniciou uma separação com a Igreja - que até então estava no poderio social, econômico e cultural da sociedade - e um dos principais motivos desse "desvinculo" foi a peste negra. A peste que atingiu o mundo deixando ¼ da Europa morta foi um acontecimento que fez as pessoas questionarem o poder divino que a Igreja dizia ter, a partir daí nasceram as seitas e cultos hereges e não somente, mas nasce também os indícios do iluminismo.
O iluminismo foi um movimento filosófico e social que se caracteriza pela seu apego na cultura greco-romana da antiguidade; os iluministas acreditavam que a Idade Média foi uma grande "perca de tempo" (em termos chulos), e que foi um período de trevas do ser humano, onde ele estaria fadado a viver sob a ótica da Igreja e não teria chance de pensar.
A partir daí os grandes iluministas começaram a destronar o papel primário da igreja e inserir o homem nesse trono - o que será chamado de antropocentrismo - e queria apagar completamente as lembranças de um passado recente que fora uma vergonha para a humanidade.
Isso contém alguma ligação com as sociedades americanas?
Certamente. Considere que a América foi achada exatamente no momento em que as ideias iluministas estavam nascendo e se desenvolvendo (início do século XVI), ou seja, ela fora construída sob as ideias iluministas desde o seu princípio. Seja na "descoberta" de que o mar não tinha uma grande queda no horizonte, no encontro com sociedades "não-civilizadas" (e tome isso como um termo eurocentrista preconceituoso), ou no infeliz episódio da Inquisição.