10. As lesões decorrentes de acidentes que provocam traumas são as lesões que o socorrista deve dar mais atenção na hora de prestar socorro quando se exige a mudança de local ou de posição, pois, lesões de coluna e cabeça podem ser prejudicadas pela movimentação destas estruturas durante o transporte até um hospital. Sobre o que o socorrista deve fazer neste caso, assinale a alternativa CORRETA:
a) Antes de qualquer movimentação, deverá firmar o pescoço com o auxílio de um colar improvisado, poderá utilizar uma toalha, como apoio, sem possibilitar qualquer movimento da cabeça.
b) Fixar a vítima na prancha para que não haja lesões na cabeça e, principalmente, a parte superior do corpo, evitando movimentos de cabeça.
c) O socorrista não precisa imobilizar a vítima caso ela relate que está com os braços e pernas dormentes.
d) Garantir que a cabeça e o restante do corpo estejam retos, para prevenir lesões de cabeça.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra A.
De acordo com o Manual de Primeiros Socorros para Leigos (SAMU), podemos compreender que o socorrista deverá realizar as seguintes ações:
impedir que a vítima faça movimentos com o pescoço - na prática, o socorrista pode segurar a cabeça da vítima com as próprias mãos (fazendo o uso de luvas) e fazer a checagem das vias aéreas. Essa ação evita que a vítima do trauma tenha lesão na região cervical.
conferir a respiração da vítima - verificar a ocorrência da elevação do tórax da vítima (pela concentração de ar nos pulmões).
circulação sanguínea - é importante para encontrar possíveis sinais de hemorragia externa.
verificação da parte neurológica - fazer perguntas simples (sobre o nome e familiares) ou pedir para a vítima abrir e fechar os olhos.
Cuide-se bem!