10- Aristóteles, o grande estagirita, afirmou que o desejo de saber é inato no homem, constituindo o princípio das ciências. Este desejo conduz, necessariamente, a um ordenamento da ideia, do juízo e do raciocínio, para atingir o conhecimento da verdade. O ordenamento lógico conduz ao alvo que nos atrai: a verdade. Daí a importância da lógica, a ciência normativa, que estabelece os princípios de um raciocínio certo, para a pesquisa e a demonstração da verdade. Segundo Aristóteles, a lógica se divide em :
Soluções para a tarefa
lógica formal ou menor e lógica material ou maior.
Aristóteles disse que a lógica se divide em lógica formal ou menor e lógica material ou maior. A lógica concentra-se na relação entre hipótese e conclusão, assim como é instrumento importante no estudo e na prática da filosofia.
A Lógica é uma área da filosofia que visa estudar a estrutura formal dos enunciados e suas regras. Assim, identifica-se um discurso falacioso ao se atentar para as partes do discurso lógico. A lógica serve como manual de regras, portanto.
A Lógica, portanto, parte sempre de premissas admitidas como certas e chega à demonstração certa da veracidade das conclusões. Não acrescenta, contudo, nenhum conhecimento. Um discurso falacioso é um discurso em que alguma das premissas ou a conclusão não correspondem à realidade.
O discurso lógico-analítico só pode funcionar quando trata de verdades muito gerais para um público geral ou de verdades específicas para um público muito especializado. A Lógica nada descobre, apenas confirma.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/41056956