Filosofia, perguntado por ricardoizup7egow, 1 ano atrás

10. Aristóteles, apesar de afirmar a necessidade de conhecermos o que são as virtudes, também afirma que o conhecimento não nos torna virtuosos. Refugiar-se na teoria é o mesmo que, quando estamos doentes, escutar atentamente o médico mas não fazer nada do que ele prescreve.

(ARISTÓTELES, 173, II,4, 1105b 15-16, citado por Lopes, Marisa da Silva e Estêvão, José Carlos, no artigo Platão e Aristóteles: o nascimento da Filosofia Política, integrante do Manual de Filosofia Política, p. 19, Editora Saraiva,2012)



Com base na citação e de acordo com o que estudamos sobre a ética Aristotélica, podemos afirmar que:

I – Para Aristóteles, viver uma boa vida é ter uma vida reta e virtuosa

II – Para Aristóteles, a virtude da sobriedade é importante para dirigir a vida do homem, sendo uma das que possibilita encontrar o que pode levar o homem à felicidade: o meio termo é o caminho.

III – Para Aristóteles, a vida prática, bem como a atividade física é mais natural e interessante que a vida contemplativa, dedicada ao pensamento.

IV – Na concepção de Aristóteles, tanto no aspecto público quanto no âmbito particular ou privado os homens devem se guiar pela ética.

Assinale a alternativa correta:
c) Estão corretas apenas III e IV.
b) Estão corretas apenas I, II e III.
a) Estão corretas apenas I, II e IV.
d) Estão correta apenas I e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
15

I, II  e IV estão corretas.

Aristóteles via mais valor na busca pelo conhecimento e a razão do que na manutenção do corpo apenas.

Segundo Aristóteles, o bem leva cada indivíduo a ser capaz de viver com os outros, ou seja,  a ética, no campo individual, prepara terreno para a política, no campo coletivo. Para Aristóteles, a finalidade da política é a busca do bem de todos os homens.

A consciência moral  é acrescentada por Aristóteles como a vontade guiada pela razão como um outro elemento fundamental da vida ética.

Respondido por stephaniecordova
3

a) Estão corretas apenas I, II e IV.

Perguntas interessantes