História, perguntado por rafaelcascavel33816, 8 meses atrás

10)
(Adaptado de UNICAMP-2005) “Eu considero o estado atual da América como quando arruinado o Império Romano. Cada desmembramento formou um sistema político, conforme os seus interesses e situação. Nós, que apenas conservamos os vestígios do que em outro tempo fomos, e que por outra parte, não somos índios, nem europeus, e sim uma meia espécie. Entre os legítimos proprietários do país e os usurpadores espanhóis”.

O trecho mostra um dos impasses da política na América hispânica do século XIX e XX. Tais como:
I) lideranças como Bolívar que pregavam o pan-americanismo eram raras, normalmente as elites locais apoiaram a fragmentação dos antigos territórios espanhóis.
II) A elite criolla se via como a legítima herdeira daquela terra, que não seria nem espanhola nem indígena.
III) Há um conflito que permanece a respeito da identidade local e de quais heranças seriam adotadas pelos novos povos latino-americanos.
IV) O trecho permite pensar sobre o otimismo das lideranças políticas com o futuro político da América Hispânica após as independências.

Considerando o documento acima e a política do século XIX na América, é correto aquilo que se afirma em:

Alternativas:

a)I e II.

b)II e IV.

c)III e IV.

d)I e III.

e)II, apenas.


fabianasatoko: Alguém sabe a resposta correta?
rafaelcascavel33816: Fabiana, fiz a atividade, porém o AVA não dá as respostas corretas
fabianasatoko: Entendi. Obrigada pelo retorno.
rafaelsclaudino30: também estou precisando da resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por manoeljoaoandrade
19

Resposta:

1 - a)  Edmundo O ’ G o r m a n n . A invenção do cotidiano. Esse termo possibilita uma dupla visão de América: uma em que predomina o predomínio das lendas e uma outra em que a colonização foi desenvolvida racionalmente.

2 - c)  No presente compreendemos valores e bens culturais como reflexo do que fomos no passado e assim podermos traçar um futuro melhor onde seja valorizada a dimensão plural da sociedade americana como um todo, resgatando assim a sua identidade que ficou comprometida com os processos de colonização.

3 - e)  Segundo a lógica do autor do texto-base é correto afirmar que há uma distinção na compreensão das colônias que sofreram um processo de exploração e das que estabeleceram uma organização para o povoamento.

4 - c)  Foram as divisões feitas no território colonial dominados pelos espanhóis, com o intuito de organizar a exploração das terras.

5 - a)  Retratam a violência sofrida pelos índios mexicanos.

6 - b)  Sul, Norte e Centro .

7 - b)  São um dos eventos responsáveis pelos conflitos que levariam as independências nas Américas por limitar a autonomia comercial, descontentando a elite local, e permitir que c r i o l l o s se tornassem generais.

8 - e)  Houve resistência contra o domínio dos Estados Unidos em Cuba.

9 - c)  Uma crise de identidade.

10 - b)  II e IV.

Explicação:

TIREI 9,000 PONTOS - A v  - História da América.

Respondido por lararibeirovieira
0

Resposta:

Av1 - História das Américas

1- A Edmundo O’Gormann. A invenção do cotidiano. Esse termo possibilita uma dupla visão de América: uma em que predomina o predomínio das lendas e uma outra em que a colonização foi desenvolvida racionalmente.

2- C No presente compreendemos valores e bens culturais como reflexo do que fomos no passado e assim podermos traçar um futuro melhor onde seja valorizada a dimensão plural da sociedade americana como um todo, resgatando assim a sua identidade que ficou comprometida com os processos de colonização.

3- E Segundo a lógica do autor do texto-base é correto afirmar que há uma distinção na compreensão das colônias que sofreram um processo de exploração e das que estabeleceram uma organização para o povoamento

4- C Foram as divisões feitas no território colonial dominados pelos espanhóis, com o intuito de organizar a exploração das terras.

5- A Retratam a violência sofrida pelos índios mexicanos.

6- B Sul, Norte e Centro

7- B São um dos eventos responsáveis pelos conflitos que levariam as independências nas Américas por limitar a autonomia comercial, descontentando a elite local, e permitir que criollos se tornassem generais.

8- E Houve resistência contra o domínio dos Estados Unidos em Cuba

9- C Uma crise de identidade.

10- D I e III.

Explicação:

CORRIGIDO PELO AVA 10.000 PONTOS

Perguntas interessantes