10. A teoria endossimbiótica foi proposta por Lynn Margulis, em 1981, em um livro intitulado Symbiosis in Cell Evolytion. Essa teoria explica como os cloroplastos e as mitocôndrias surgiram nas células eucarióticas, ou seja:a) Essas organelas surgiram espontaneamente na célula.b) Essas organelas foram englobadas pela célula eucarionte em determinada época.c) Essas organelas englobaram outras células.d) Nenhuma das anteriores.
a) Essas organelas surgiram espontaneamente na célula.
b) Essas organelas foram englobadas pela célula eucarionte em determinada época.
c) Essas organelas englobaram outras células.
d) Nenhuma das anteriores
Soluções para a tarefa
Resposta:
(B) Essas organelas foram englobadas pela célula eucarionte em determinada época.
Explicação:
Tanto a mitocôndria, quanto o cloroplasto, foram englobados por células eucariontes (células que possuem membrana nuclear - carioteca - envolvendo o material genético) no passado, que hoje conhecemos como células animais e vegetais. Vale salientar que o cloroplasto está presente apenas na célula vegetal, uma vez que esta realiza a fotossíntese a partir dessa organela.
Supõe-se que essas organelas eram seres procariontes independentes no passado, ou seja, eram seres que não possuíam membrana nuclear delimitando o seu material genético, e que viviam de forma livre até serem englobados por uma célula eucarionte durante o processo evolutivo desta.
Uma vez englobadas, esses seres passaram a ter uma relação simbiótica com a célula eucarionte, ou seja, tinham uma relação benéfica para ambos. A mitocôndria produzindo e fornecendo energia (ATP - Adenosina Trifosfato) para que as funções da célula fossem realizadas e, em troca, a célula fornecendo proteção à mitocôndria.
Já o cloroplasto, na célula vegetal, realizando o processo de fotossíntese e produzindo a fonte de "alimento" da planta, a glicose (C6H12O6) e, em troca, a célula fornecendo proteção ao cloroplasto.
Ademais, uma das hipóteses que comprovam o fato de que a mitocôndria e o cloroplasto eram seres procariontes e independentes no passado, é que eles têm um material genético próprio, independente do da célula eucarionte.
Resposta:
(B) Essas organelas foram englobadas pela célula eucarionte em determinada época.
Explicação: