10. A Revolta da Vacina foi muito polêmica no Brasil. Quais as polêmicas que estavam presentes na revolta?
11. O que foi o Tenentismo?
Soluções para a tarefa
10- A reurbanização da cidade do Rio que tinha como objetivo diminuir a quantidade de lixo nas ruas, para combater o vírus da varíola e a proliferação de ratos e mosquitos transmissores de doenças fatais, no entanto, sacrificou as camadas mais pobres da cidade. A população foi obrigada a mudar para longe do trabalho e para os morros, incrementando a construção das favelas.
Como resultado, os aluguéis subiram de preço deixando a população cada vez mais indignada.
O governo anunciou que pagaria a população por cada rato que fosse entregue às autoridades. Resultando no surgimento de criadores desses roedores a fim de conseguirem uma renda extra. Devido às fraudes, o governo suspendeu a recompensa pela apreensão dos ratos.
Contudo, a campanha de saneamento realizava-se com autoritarismo, onde as casas eram invadidas e vasculhadas. A insatisfação da população contra o governo foi generalizada, desencadeando "A Revolta da Vacina".
O médico Oswaldo Cruz, contratado para combater as doenças, impôs vacinação obrigatória contra a varíola, para todo brasileiro com mais de seis meses de idade. O povo insatisfeito protestou contra a Lei da Vacinação Obrigatória e também contra os serviços públicos prestados. O modo como foi implantada a campanha da vacinação obrigatória foi a principal causa da Revolta.
11- O tenentismo foi um movimento político e militar organizado por jovens oficiais da baixa oficialidade do exército brasileiro contra o regime político da Primeira República. Esse movimento era integrado em grande parte por tenentes insatisfeitos com o andamento da política brasileira e com o domínio imposto pelas oligarquias.