10.
A questão fundamental dos estudos de Wallon é o estudo da consciência. Ele pesquisou o desenvolvimento humano sob a perspectiva do indivíduo completo (emoção, afeto e movimento), considerando as condições orgânicas e sociais que constituem a emergência das atividades em cada estágio.
Nesse sentido, associe os estágios de Wallon às suas características:
I - Estágio impulsivo-emocional.
II – Estágio sensório-motor e projetivo.
III – Estágio do personalismo.
IV – Estágio categorial.
V – Estágio da puberdade e adolescência.
( ) As atividades do indivíduo visam à exploração do corpo e de suas sensibilidades externas e internas.
( ) Exploração de si mesmo por meio de atividades de oposição ao outro (expulsão) e de sedução, de imitação.
( ) Exploração do espaço-físico, auxiliadas pela fala a qual acompanha os gestos.
( ) Exploração de si mesmo por meio de atividades de confronto, de autoafirmação, de questionamentos apoiando-se em grupos de pares e contrapondo-se aos valores.
( ) Diferenciação entre eu e o outro, exploração do mundo físico em atividades de agrupamento, de seriação, de classificação e de categorização em vários níveis de abstração.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A)
I – III – V – II – IV.
B)
III – I – II – IV – V.
C)
I – III – II – V – IV.
D)
I – II – III – V – IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C) I; III; II; V; IV
Explicação:
• Estágio impulsivo-emocional (de 0 a 1 ano)
Do nascimento aos três meses, as atividades do ser humano visam à exploração do corpo e de suas sensibilidades externas e internas. É uma atividade global, não- estruturada, com movimentos bruscos, desordenados, com enrijecimento e relaxamento da tensão muscular. São selecionados pela criança aqueles movimentos que garantem a aproximação do outro, que satisfazem as suas necessidades; por isso eles funcionam como instrumento expressivo de estados de bem-estar e de mal-estar. Dos 4 aos 12 meses, já há padrões emocionais diferenciados para o medo, para a alegria, para a raiva. Inicia-se o processo de discriminação de formas de se comunicar pelo corpo.
• Estágio sensório-motor e projetivo (de 1 a 3 anos)
As atividades se concentram na exploração do espaço-físico, sendo que são auxiliadas pela fala a qual acompanha os gestos. A discriminação pelos objetos promove o desenvolvimento afetivo e o cognitivo.
• Estágio do personalismo (de 3 a 6 anos)
Nesse estágio, ocorre a exploração de si mesmo por meio de atividades de oposição ao outro (expulsão) e de sedução, de imitação. Inicia-se o processo de discriminação entre o eu e o outro, com insistência nas expressões eu, meu, não.
• Estágio categorial (de 6 a 11 anos)
Como já está clara a diferenciação entre o eu e o outro, a criança se sente mais à vontade para explorar o mundo físico em atividades de agrupamento, de seriação, de classificação e de categorização em vários níveis de abstração.
Wallon buscou compreender o desenvolvimento humano sob a perspectiva da pessoa completa (emoção, afeto e movimento), considerando que as condições orgânicas e sociais constituem a emergência das atividades em cada estágio.
• Estágio da puberdade e adolescência (dos 11 anos em diante)
Na puberdade e adolescência, acontece a exploração de si mesmo por meio de atividades de confronto, de autoafirmação, de questionamentos, apoiando-se em grupos de pares e contrapondo-se aos valores. Há o domínio de categorias cognitivas de maior nível de abstração.
Resposta: I-III-II-V-IV
Explicação: