10)A ideia de integração surgiu para derrubar a prática da exclusão social a que foram submetidas as pessoas com deficiências por vários séculos. A exclusão ocorria em seu sentido total, ou seja, as pessoas com deficiência eram excluídas da sociedade para qualquer atividade porque antigamente elas eram consideradas inválidas, sem utilidade para a sociedade e incapazes para trabalhar, características estas atribuídas indistintamente a todas as pessoas que tivessem alguma deficiência.
I. A educação necessita de profissionais capazes de despertar o interesse do educando com deficiência ou não, sendo comprometidos na formação de cidadãos mais ativos e críticos.
II. Os docentes devem abordar nas aulas metodologias já consagradas, deixando a vivência dos educandos para quando estiverem na sociedade globalizada.
III. Na escola atual há a necessidade de planejar, refletir e autoavaliar as aulas, sempre com a preocupação em ensinar da melhor forma possível.
IV. Pode-se afirmar que nessa nova era da sociedade globalizada, a tarefa de ser educador está se tornando um grande desafio a ser enfrentado.
V. O objetivo da escola contemporânea é preparar e formar seres humanos mais críticos nessa sociedade globalizada.
a)III, IV e V, apenas.
b)III e IV, apenas.
c)I, II, III e IV, apenas.
d)I, III, IV e V, apenas.
e)I, II, III, IV e V.
11)A democratização do saber por meio da informação propõe alternativas que busquem produzir, socializar e facilitar o acesso ao conhecimento, ultrapassando a metodologia de trabalho fundamental da reprodução para a produção de conhecimento. Por isso, torna-se necessário buscar um referencial teórico que discuta a questão prática e a teoria na educação. Os computadores, que estão cada vez mais presentes na sociedade, chegaram às escolas como recurso importante para a modernização do sistema educacional, permitindo e facilitando a concretização da produção de trabalhos, por exemplo, o acesso à internet trouxe consigo mudanças radicais no processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, a sua inserção no ensino é um processo irreversível e a revolução tecnológica em curso, está se dando sem que os educadores possam detê-la.
I. Faz-se necessário um acompanhamento do impacto tecnológico sobre a educação escolar,
PORQUE
II. Tanto professores quanto alunos necessitam que o modelo educacional acompanhe essa evolução tecnológica em tempo real, com o objetivo principal da melhoria da qualidade do ensino.
a)As asserções I e II são proposições falsas.
b)A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
c)A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
d)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II justifica a I.
e)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
12)Com a escola coexistem muitos outros e variados mecanismos e ambientes educacionais que não devem ser vistos necessariamente como opostos ou alternativos à escola, mas como funcionalmente complementares a ela. Esses recursos são, justamente aqueles que a partir de certo momento passaram a ser chamados de não-formais. Em termos conceituais, a educação formal" compreenderia o sistema educacional altamente institucionalizado, cronologicamente graduado e hierarquicamente estruturado que vai dos primeiros anos da escola primária até os últimos da universidade; a "educação não-formal", toda atividade organizada, sistemática, educativa, realizada fora do marco do sistema oficial, para facilitar determinados tipos de aprendizagem a subgrupos específicos da população, tanto adultos como infantis .Dessa forma, a dimensão não-formal da educação é aquela que rompe com as determinações que caracterizam a escola e se constitui como um conjunto de processos, meios, instituições, com objetivos explícitos de formação não diretamente voltados à outorga dos graus próprios do sistema escolar.
I. Constitui uma construção cultural e social demanda considerar e analisar os contextos (social, político, econômico, cultural e pedagógico) concretos que o moldam.
II. Constitui forma de organizar uma diversidade de práticas educativas no cotidiano educacional supõe a compreensão de que diferentes ações, vários sujeitos, múltiplas concepções, espaços e tempos distintos, diversos saberes/fazeres intervêm em sua configuração, no interior de certas condições concretas estabelecidas por interações culturais, sociais e institucionais.
III. Constitui mecanismo que tem como uma de suas funções favorecer a construção do conhecimento culturalmente selecionado, por uma política educacional, para ser trabalhado, sistematicamente, no processo de escolarização.
IV. Em termos de conteúdos e práticas, o currículo é algo que deve esgotar-se em elementos preestabelecidos, estáticos, formais, regulamentados, não cabendo adquirir sua forma e significado à medida que vai interagindo com a cultura nos seus diferentes contextos.
a)II, III e IV, apenas.
b)I, III e IV, apenas.
c)I, II e III, apenas.
d)I, II e IV, apenas.
e)I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
D - | - ||| - V| - V
Explicação:
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Artes,
6 meses atrás
Sociologia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás