História, perguntado por Lilikaaaaa, 1 ano atrás

10. A frase a seguir é atribuída a Otto van Bismarck; leia-a com atenção.

"Os grandes problemas de hoje não se decidem com discursos, nem tampouco com o voto da maioria [...]. Decidem-se com sangue e ferro".

a) O que ele quis dizer com esse texto?

b) Que relação há entre esse texto e a política adotada por Bismarck à frente do governo da Prússia?

Soluções para a tarefa

Respondido por leonardograbosov3cnt
78
a) Quando o Parlamento de Frankfurt (1848) foi extinto, a liderança do movimento pela unificação da Alemanha passou dos liberais de classe média para os aristocráticos militaristas da Prússia, cujo objetivo principal era a formação de um poderoso exército. O conflito entre o Rei Guilherme e o Parlamento, que, em 1862, paralisara o governo alemão, concentrava-se na questão do serviço militar e dos gastos militares.

Os parlamentares se opunham à regra de 3 anos de serviço militar e ao aumento das despesas militares. O Rei, que considerava prerrogativa sua o controle e administração das forças armadas, não admitia qualquer concessão. A situação agravou-se a tal ponto que o Rei preparou-se para abdicar ao trono, entregando-o ao filho e herdeiro.


b)O discurso de Bismarck, que concluía com a expressão "a ferro e sangue", tornou-se justamente célebre como antecipação da política militarista alemã do fim do século XIX e início e meados do século XX. Pronunciado em 1862, em meio a um severo conflito entre a monarquia absoluta e um parlamento que pretendia torná-la representativa e limitada, significou o gesto de reação monárquica àquela situação, a quebra do poder parlamentar e o começo da formação de um exército moderno na Prússia, com o qual, a tão sonhada unificação alemã seria concretizada 8 anos mais tarde.


Lilikaaaaa: muito obrigada!!!!
Perguntas interessantes