10-“A excelência moral, então, é uma disposição da alma relacionada com a escolha de ações e emoções, disposição esta consistente num meio-termo ou mediania (o meio-termo relativo a nós) determinado pela razão (a razão graças à qual um homem dotado de discernimento o determinaria)”.Aristóteles . Sobre o pensamento ético de Aristóteles e o texto acima, seguem as seguintes afirmativas: I. A virtude é uma paixão consistente num meio-termo entre dois extremos. II. A ação virtuosa, por estar relacionada com a escolha, é praticada de modo involuntário inconsciente e religioso. III. A virtude é uma disposição da alma relacionada com a pesquisa e o método. IV. A virtude é um meio-termo que depende da escolha e da vontade, determinado pela razão. V. A virtude é um extremo determinado pela razão e pelas paixões de um homem dotado de religiosidade.Das afirmativas feitas acima:
6 pontos
a) somente a afirmação I está correta.
b) somente a afirmação III está correta.
c) as afirmações II e III estão corretas.
d)as afirmações III e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa D
Explicação:
“A excelência moral, então, é uma disposição da alma relacionada com a escolha de ações e emoções, disposição esta consistente num meio-termo (o meio-termo relativo a nós) determinado pela razão (a razão graças à qual um homem dotado de discernimento o determinaria)”.
Aristóteles, na obra "Ética a Nicômaco", pergunta-se sobre a finalidade das ações humanas e quais atos levam o homem à eudaimonia, isto é, felicidade (D).
Assim, Aristóteles indaga os cidadãos da pólis grega o que é felicidade para essas pessoas. Alguns respondem que a felicidade está nos prazeres (comer bem, dormir bem), outros dizem que a felicidade consiste na honra, pois o homem é feliz quando é reconhecimento e famoso na cidade. Para outros, ainda, a felicidade está na riqueza, no dinheiro.
Aristóteles, ao refletir sobre o que seja a felicidade na essência, diz que a boa vida consiste em agir para o bem.
Com isso, o homem só é feliz quando está direcionado ao bem e às ações corretas e justas. A riqueza, os prazeres e a honra são caminhos para se chegar à felicidade, porque a riqueza acaba, os prazeres podem corromper o homem e a honra depende de outro para se instalar.
Link: brainly.com.br/tarefa/26117800