1(Vunesp) "Depois da colonização grega do século VIII a.C., a riqueza fundiária não mais representou a única riqueza possível. Ninguém mais podia subestimar a riqueza mobiliária. Ora, com maior frequência, esta não chegou às mãos dos nobres, afastados pelos velhos preconceitos das atividades comerciais e industriais. A classe dirigente teve de contar com as reivindicações dos novos-ricos encorajados pelos seus êxitos materiais e que também desejavam participar dos negócios da cidade."AYMARO. André e AUBOYER. Jeannine.O Oriente e a Grécia Antiga. (Texto adaptado.)0texto faz referência a um dos fatores da:a)guerra contra os persas.b)decadência ateniense no período arcaico.c)crise do regime aristocrático nas cidades gregas.d)queda da monarquia e implementação da República.e)criação do tribunato da plebe./H13
Soluções para a tarefa
Olá,
Com a colonização grega o fluxo do comércio aumentou, resultando em um boom econômico que foi capaz de fazer emergir uma classe de comerciantes que realizavam as trocas entre as localidades.
E com essa emergente classe comerciante houve um confronto de interesses destes com a aristocracia. Isso resultou na crise do regime aristocrático nas cidades-estado gregas, o que torna correta a alternativa C correta.
Espero ter ajudado!
Resposta:
c) crise do regime aristocrático nas cidades gregas.
Explicação:
Com as Diásporas gregas e a colonização de áreas no Mar Mediterrâneo, as cidades-estados gregas tiveram um crescimento do comércio na região, enriquecendo o grupo social que se encarregava das trocas entre as distintas localidades. O fortalecimento dos comerciantes chocou-se com o poder dos aristocratas, que tiveram que lidar com o crescimento da importância desse grupo social.