1. (VUNESP 2010) – A hidrazina (N2H4) e o tetróxido de dinitrogênio (N2O4) formam uma mistura autoignitora que tem sido utilizada em propulsores de foguetes. Os produtos da reação são nitrogênio e água. Forneça a equação química balanceada para essa reação e a estrutura de Lewis para a molécula do reagente redutor. (Dados: Números atômicos: H = 1; N = 7; O =8)2.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A equação balanceada é: 2 N₂H₄ + 1 N₂O₄ ⇆ 3 N₂ + 4 H₂O
A questão nos diz que a hidrazina (N₂H₄) e o tetróxido de dinitrogênio (N₂O₄) reagem formando nitrogênio (N₂) e água (H₂O).
Vamos escrever a equação quimica correspondente:
N₂H₄ + N₂O₄ ⇆ N₂ + H₂O
Para balancear uma equação química podemos utilizar o método das tentativas. Vamos começar escolhendo o elemento que aparece uma única vez em cada lado da equação e que possua a maior atomicidade (Soma dos índices do reagente com o produto).
Nesse caso temos a ordem de balanceamento: H, O, N
O índice do H é igual a 4 nos reagentes e 2 nos produtos, basta inverter a ordem, assim:
2 N₂H₄ + N₂O₄ ⇆ N₂ + 4 H₂O
No O temos agora 4 atomos nos reagentes e 4 * 1 nos produtos, então está balanceado (coeficiente 1 para o N₂O₄)
Por fim vamos somar os a quantidade de átomos de N nos reagentes e colocar um coeficiente no N₂ qual a sua multiplicação seja igual a essa soma.
2*2 + 1*2 = 6 átomos nos reagentes, então temos:
2 N₂H₄ + 1 N₂O₄ ⇆ 3 N₂ + 4 H₂O
Calculando o nox dos reagentes temos:
O agente redutor é aquele que oxida, ou seja, que dos reagentes para o produto obteve um aumento do numero de oxidação (NOX), dessa forma o agente redutor é o N₂H₄.
Explicação: