1. Volte ao texto “Pesquisas com células-tronco” e complete o quadro abaixo,
conforme a estrutura desenvolvida pelo autor deste artigo científico.
SEÇÕES (PERGUNTAS-CHAVE)
PERGUNTAS- CHAVE
Introdução
(DE QUE TRATA O ARTIGO)
Discussão
(Quais são as posições em relação ao tema discutido no artigo?)
Método (Como podem ser obtidas células-tronco de outras fontes não-
embrionárias?)
Resultados (Quais são os fatos revelados pela investigação/autor?)
2. No texto, a moral é utilizada ora como argumento favorável ora como contra- argumento às pesquisas com células-tronco. Ou seja, há aqueles que defendem e há
aqueles que são contra a utilização de células-tronco. Diante destes argumentos,
a) Cite um argumento moral favorável à utilização de pesquisas médicas com células-
tronco.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
b) Cite um argumento moral contrário (contra-argumento) à utilização de pesquisas com células-tronco.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3. Retire do texto um argumento de autoridade favorável às pesquisas.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
4. Retire do texto um argumento de autoridade contrário às pesquisas.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
5. Você deve ter percebido que após a discussão, a fundamentação, o autor do artigo
chega a uma conclusão em torno das pesquisas com células-tronco, isto é, defende
uma TESE, o seu ponto de vista. Retire do texto o ponto de vista do autor.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
Soluções para a tarefa
Resposta:INTRODUÇÃO = informar sobre as possibilidades
de utilização das células-tronco, trazendo uma polêmica se deve ou não fazer pesquisas com células-tronco de embriões. DISCUSSÃO= A idéia de que os embriões congelados e não
utilizados para fins reprodutivos, quando atingirem o limite de sua validade de uso legal devem servir como material para pesquisas. MÉTODO=Em experimentos
animais já foi possível obter células diferenciadas de fígado e até mesmo da medula óssea humana ou de células de cordão umbilical. RESULTADO= uma posição contrária a este tipo de pesquisas, pois afirmam que o bem da sociedade não pode ser
obtido a partir da morte de alguns indivíduos, mesmo que ainda em fase embrionária.
2)As células troncos são usadas para a cura de algumas doenças em algum, porém essas células são aplicadas ao ser no qual elas vão se regenerar, ou seja estarão se multiplicando fazendo com que seja a cura de muitas doenças.
3) As Células tronco são obtidas durante o processo reprodutivo, quando está começando a se formar um embrião. As células tronco são produzidas e transformadas pelo corpo durante o processo embrionário. As células tronco dariam origem a partes do corpo do feto. Caso retiradas podem causar deformidades no feto e causar a morte de uma futura criança.
1- Introdução: O potencial de aplicações médicas e a utilização de células-tronco para a produção de materiais biológicos, a partir de células-tronco embrionárias advindas de cordões umbilicais para o tratamento de doenças tidas como incuráveis como doenças degenerativas.
Discussão: Existe um impedimento do uso de células-tronco embrionárias para fim terapêutico uma vez que não pode haver a geração de embriões humanos para fins científicos, a única forma de captação de células-tronco é a partir da medula óssea ou de bebês que pais resolvem doar o cordão umbilical para a extração de células-tronco fetais. Os cientistas defendem que deve ser discutida essa proibição da ciência de avançar, no entanto a legislação tem um caráter de proteção, de até onde vai a ciência para conquistar os seus avanços. No Brasil, a lei de biossegurança impede qualquer fecundação humana espontânea para fins acadêmicos.
Método: As células-tronco humanas não embrionárias podem ser obtidas através de gametas (óvulos ou espermatozoides humanos), o que tem sido feito nos Estados Unidos em 2001 ou através de pulsões da medula óssea humana, que é armazenada e produzida dentro dos ossos. No entanto é um procedimento doloroso, incomodo e as células-tronco de adultos não são tão mutáveis como células-tronco embrionárias dada a quantidade e a vida util.
Resultados: As pesquisas com células-tronco tiveram inúmeras situações que atestam os riscos de espetacularizar a Ciência e o conhecimento humano. A utilização de falsas promessas, como argumento para aprovação de documentos legais, a divulgação de resultados de pesquisa fraudulentos e a venda de produtos sem comprovação médico-científica, se aproveitando do desespero de pacientes ou de seus familiares têm demonstrado o quão importante é o papel do controle social nas questões de saúde e pesquisa em saúde.
2-a) Um argumento favorável apresentado no texto quando as pesquisas com células-tronco é a possibilidade de tratar doenças tidas como incuráveis, pensando que a pesquisa científica tem como o principal objetivo o avanço da humanidade e a medicina o dever de tratar todo o tipo de doença, então a pesquisa médica deve sempre avançar a fim de dar a melhor qualidade possível de atendimento e provável cura.
2-b) Um argumento contrário apresentado no texto quando as pesquisas com células-tronco é o avanço da ciência a qualquer custo, desrespeitando os Direitos Humanos, o direto a vida e causando o desespero em pacientes e familiares quanto a necessidade de tratamento a qualquer custo as vezes gerando falsas espranças.
3) Argumentos favoráveis: As células tronco, ou stem cells, podem ser obtidas de outras fontes que não embriões. Em experimentos animais já foi possível obter células diferenciadas de fígado. Estas pesquisas também podem ser realizadas com células obtidas a partir da medula óssea humana ou de células de cordão umbilical. O argumento utilizado é que a s células embrionárias são mais promissoras. A utilização de células tronco adultas com o objetivo de recuperar tecido miocárdico já esta sendo realizada em seres humanos em vários centros de pesquisa.
4) Argumentos contrários: No Brasil, a Lei de Biossegurança incluiu a questão da pesquisa em células tronco, em uma legislação bastante confusa. Por esta Lei, é possível utilizar embriões produzidos para fins reprodutivos e que já estavam congelados anteriormente a 2005. São diferentes reações frente ao desconhecido, incerteza e risco dos novos conhecimentos. O que chama a atenção é a utilização de duplo-standard, ou seja, utilizar critérios diferentes para situações iguais, ferindo o Princípio da Justiça.
5) O ponto de vista do autor pode ser visto a partir de seus questionamentos em: Várias questões éticas permanecem na área da pesquisa em células tronco embrionárias: É adequado utilizar embriões produzidos para fins reprodutivos e não utilizados, cujos prazos legais de utilização foram ultrapassados, para gerar células tronco embrionárias? É aceitável produzir embriões humanos sem finalidade reprodutiva apenas para produzir células tronco? A justificativa da necessidade de desenvolver novas terapêuticas está acima da vida dos embriões produzidos para este fim? Por que não incentivar as pesquisas utilizando células tronco obtidas de outras formas, que também tem demonstrado bom potencial? É aceitável a utilização de óvulos não humanos para servirem substrato biológico para pesquisas em células tronco humanas, desconhecendo-se os riscos envolvidos neste tipo de procedimento?
Veja mais sobre em: https://brainly.com.br/tarefa/28045053
https://brainly.com.br/tarefa/10840024
https://brainly.com.br/tarefa/23742872
https://brainly.com.br/tarefa/20003531
https://brainly.com.br/tarefa/11764937