1. Vocês já ouviram alguém dizer “ hoje o dia está muito quente? Ou hoje o dia está chuvoso”?
Vocês sabem a diferença entre tempo e clima?
2. Agora é com vocês! Vocês já sabem diferenciar o que é clima e o que é tempo. Criem então frases relacionadas ao tempo e ao clima, observando a cidade que vocês moram. Não esqueçam de socializar a resposta com seus colegas e comparar para ver se todos chegaram às mesmas conclusões.
3. Faça um desenho da cidade onde você mora e descreva as características do tempo e do clima do lugar. Por exemplo:
uma paisagem ensolarada, pessoas com roupas de calor, paisagem no inverno, entre outros. Socialize seu desenho com
seus colegas durante a aula.
4. Por que alguns lugares são quentes e outros são frios?
5. Por que alguns lugares são chuvosos e outros não?
6. Como é o lugar onde vocês moram?
7. Observe a tabela da aula 34 Página 12 e responda as questões de acordo com a relação entre a altitude e a temperatura. Mostre sua
resposta para seus colegas durante a aula.
A) Qual relação você observa entre a temperatura e a altitude?
B) Você consegue perceber a influência da altitude nas temperaturas do lugar onde mora? Explique.
8. Por que na Terra existem áreas com climas muito quentes e áreas com climas muito frios?
9. Como é o clima na cidade onde você mora?
10. Você sabe por que os climas mudam de um lugar para o outro?
11.Agora que já identificamos os tipos de climas no Brasil e quais climas encontramos no Paraná, você e seu
colega, deverão pesquisar o mapa da aula 35 página 19 dos municípios do nosso estado e comparar com o mapa dos climas. Encontrem a cidade que vocês moram e escrevam em qual clima ela está, descreva quais características são evidentes deste tipo de clima.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Sim, o tempo se refere às condições atmosféricas registradas em um curto período de tempo, como por exemplo, a onda de frio deve chegar ao Brasil. O clima, por outro lado, é um panorama mais prolongado e completo dos padrões de tempo.
2- 1° frase- Hoje choveu muito;
2°- Faz muito frio nessa região no inverno;
3°- No calor aqui é insuportável, muito quente;
4°- Aqui fica muito seco no verão.
3- Você irá fazer o desenho e concluir com sua resposta.
4- Geralmente, os lugares altos são mais frios e os mais baixos são mais quentes por causa da pressão atmosférica. Por essa razão, a força da pressão atmosférica (o “peso do ar” sobre a superfície) contribui para que as temperaturas aumentem, pois as moléculas estão mais juntas e, assim, armazenam calor.
5- Estas são as nuvens convectivas, que se formam por causa do calor e da umidade do ar elevada. Estas nuvens podem se formar em vários bairros da cidade durante uma tarde, por exemplo, e provocam chuva em alguns locais, mas em outros não”, explica a meteorologista. Na base da nuvem, chove mais de um lado do que do outro.
6- Resposta pessoal é de sua cidade
7- a) Aquelas regiões com maior altitude, por outro lado, sofrem menos com a pressão atmosférica, tornando-se mais frias. Desse modo, é possível estabelecer a seguinte relação: quanto maior a altitude, menor a temperatura; quanto menor a altitude, maior a temperatura.
b)A altitude influencia o clima, sobretudo através da pressão atmosférica. Sabe-se que a pressão do ar é responsável pelo aumento das temperaturas. As regiões da Terra que se encontram mais próximas do nível do mar, isto é, que possuem menores altitudes, sofrem com uma maior pressão atmosférica, tornando-se mais quentes.
8- Isso depende dos polos se eles são bem definidos ou não, por exemplo, os Estados Unidos tem os polos bem definidos, já o Brasil não. Zonas polares: regiões localizadas nos pólos que recebem luz solar de maneira extremamente inclinada, por isso não ocorre o aquecimento da superfície com a mesma intensidade que outras zonas, nelas são registradas as menores temperaturas do mundo. Zonas temperadas: compreendem as áreas cujos raios solares atingem a superfície de maneira não muito inclinada e nem perpendicular, essa característica produz temperaturas amenas. Zonas tropicais ou intertropicais: são áreas próximas à linha do Equador, onde os raios solares incidem na superfície de maneira perpendicular, ou seja, com grande intensidade. Nessas regiões as temperaturas são elevadas, sendo assim, são consideradas as mais quentes do planeta.
9- Resposta pessoal é de sua cidade.
10-Os principais e mais importantes fatores climáticos são: as altitudes, as latitudes, a continentalidade e maritimidade, as formas de relevo, as vegetações, as correntes marinhas e as massas de ar.
11- Resposta pessoal é de sua cidade.