Biologia, perguntado por Jaaumn, 4 meses atrás

1. Você já ouviu falar que existem algumas doenças que só “pegamos” uma vez, como a catapora, o
sarampo ou caxumba e, às vezes, nem “pegamos”? Por que você acha que isso acontece ?

Existem dois tipos de respostas imunes: a inata e a adquirida. Quando falamos em imunidade inata, natural ou não especifica, estamos nos referindo aquela defesa natural do organismo, com a qual já nascemos e que vai tentar bloquear a entrada de corpos estranhos ao nosso organismo, Podemos considerar que a pele, a tosse, o espirro, as mucosas do corpo, a acidez do estomago, por exemplo, fazem parte dessa primeira linha de defesa.

2. Considerando a imunidade inata, como nosso organismo pode agir para que não seja contaminado pelo virus?


A imunidade adquirida, adaptativa ou específica é ativada quando nosso corpo entra em contato com o antígeno, substancias encontradas nos envoltórios dos virus ou nas membranas das bactérias, fungos e outros organismos patogenicos. Estas substancias que podem ser proteinas ou açucares (polissacarideos) desencadeiam a produção de um anticorpo especifico a ela.
O contato com esse antigeno pode ser natual, como os virus que estão no ar ou as bactérias nos alimentos, ou pode ser induzido, como acontece quando somos vacinados. Ao entrar em contato com o antigeno, algumas células do organismo, os linfocitos, reconhecem esse corpo estranho e se encarregam de eliminá-lo, por meio da produção de anticorpos, substancias especificas que reconhecem cada antigeno e fazem com que eles sejam neutralizados ou eliminados

3. Se o nosso corpo é capaz de reconhecer o antigeno e produzir um anticorpo especifico para ele, por que ficamos doentes ?

Soluções para a tarefa

Respondido por barillowjr
4

Resposta:

3- R= O nosso sistema imune tem uma função de reconhecer antígenos de células invasoras. Se é o primeiro contato entre organismo humano e o invasor, o que se tem é uma resposta mais lenta de defesa, que vai preparar o "ataque" pelos leucócitos e a partir de então gerar uma memória imunológica.

Quando entra em contato pela segunda vez, a resposta imune será muito mais rápida e a probabilidade de adoecer de forma grave é bem reduzida. Essa é a lógica por trás das vacinas também.

Quando o organismo entra em contato com os antígenos da vacina, suas células do sistema imune identificam que se trata de um microrganismo invasor com o qual está tendo contato pela primeira vez. A partir daí inicia-se um processo imunológico para responder a essa "ameaça", e com isso os linfócitos B vão produzir células de memória, para que quando o organismo entrar em contato novamente com esse microrganismo, o sistema imune reconheça rapidamente e já atue com seus anticorpos na proteção.

2- Quando o sistema imunológico é forte ele consegue impedir as infecções como no caso da gripe. Ou seja, nosso organismo estabelece uma resposta em sua defesa produzindo os anticorpos que eliminam o vírus.

Porém isso ocorre de forma diferente em relação a algumas doenças, das quais podemos citar: Hanseníase a Tuberculose a Dengue e o COVID-19, que  são infectáveis e causam problemas no processo de interação social.

Traçando para um panorama atual, o COVID-19 vem causando estragos por todo o mundo, não só na economia mas como na promoção de cultura, lazer, prática de esportes, educação, no próprio sistema de saúde que voltou suas atenções para a pandemia e até mesmo na mobilidade urbana e higienização das ruas.

respondi a 3 e a 2 so pq eram as unicas q sabia, desculpa.

Perguntas interessantes