1-Você consegue diferenciar os momentos de atividade recreativa e os de atividade dirigida coletivos que
ocorreram no decorrer do ano letivo? Exemplifique com base nos conteúdos do seu próprio caderno.
2-Durante as aulas recreativas em quadra, você exerce seu direito ao lazer? Se sim, de que forma e com quais
instrumentos de lazer? Se não, quais obstáculos você observa no exercicio do seu direito?
3-Quais implicâncias podem ser observadas no cotidiano escolar ao negligenciar o lazer? (próprio e o alheio)
Soluções para a tarefa
ATIVIDADE RECREATIVA
A atividade recreativa (ou atividade livre) é caracterizada por ações que possibilitam o entretenimento e o divertimento. Não são feitos por obrigação e por isso tendem a serem prazerosos.
Essas atividades são muito importantes para o desenvolvimento de crianças, agregando conhecimento e contribuindo para seu desenvolvimento intelectual.
Não são voltadas apenas ao público infantil, sendo uma importante válvula de escape para outras faixas etárias.
A atividade recreativa auxilia os educadores nas tomadas de decisão e avaliação de comportamentos e atividades, pois é um momento de expressão livre.
Exemplos de atividades recreativas: brincadeiras desenvolvidas pelas crianças nos intervalos das aulas, brincadeiras realizadas pela crianças com seus vizinhos (pique-pega, cirandas, futebol de rua, queimada, etc).
ATIVIDADE DIRIGIDA
Uma atividade dirigida e preparada pelo educador, possui regras e é supervisionada e guiada.
É um instrumento importante para o relacionamento interpessoal e de expressão de diferentes sentimentos, vivenciando situações de colaboração e respeito.
Pode ser um momento lúdico que ajuda a construir o conhecimento, auxiliando na classificação, ordenação, estruturação e resolvendo pequenos problemas, motivando assim a ultrapassar limites.
Exemplos de atividades dirigidas: atividades desenvolvida em sala de aula com orientação de um educador (atividades com sucatas, atividades com materiais reciclados, atividades de construção coletiva de uma redação, etc)
DIREITO DE LAZER
O lazer é apresentado na Constituição Federal como um direito social, sendo alcançado até pelo valor do salário mínimo, devendo ser incentivado pelo poder publico como forma de promoção social. Além disso, o lazer:
"É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão." (art. 227, CF)
O direito ao lazer é algo subjetivo e individual, mesmo estando presente na carta magna. Por isso, ele é avaliado de forma pessoal, pois remete a preferências próprias.
NEGLIGÊNCIA DO LAZER
A falta de lazer afeta o humor dos indivíduos e pode aumentar o nível de estresse.
As dificuldades para o lazer envolvem falta de tempo, espaços coletivos inexistentes ou danificados, baixa qualidade ou disponibilidade de atividades culturais, renda incompatível, entre outros fatores.
No ambiente escolar, a falta de atividades de lazer podem acarretar baixo aproveitamento curricular, irritabilidade entre os alunos, dificuldades na convivência familiar, além de poder desencadear alterações psicológicas mais graves, como ansiedade e depressão.
Espero que estas explicações ajudem na resolução dos seus exercícios!