1)
"Vivemos certas situações, ou sabemos que foram vividas por outros, como situações de extrema aflição e angústia. Assim, por exemplo, uma pessoa querida, com uma doença terminal, está viva apenas porque seu corpo está ligado a máquinas que a conservam. Suas dores são intoleráveis. Inconsciente, geme no sofrimento. Não seria melhor que descansasse em paz? Não seria preferível deixá-la morrer? Podemos desligar os aparelhos? Ou não temos o direito de fazê-lo? Que fazer? Qual a ação correta?" (CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2000, p. 429).
Estas questões nos mostram que as decisões são dirigidas por algum tipo de parâmetro, que serve como guia para nossas decisões. Quais são estes parâmetros?
Alternativas:
a)
Imperativo Hipotético e categórico.
b)
A ética e a moral.
c)
Ironia e maiêutica.
d)
Mundo sensível e mundo inteligível.
2)
Você já percebeu que existe um jeito certo de vestir-se, comer ou comportar-se? O que é certo e errado, no entanto, varia de lugar para lugar e tem a ver com o que vamos chamar de moral. Mas o que é moral?
I – É um conjunto de regras assumidas e aceitas, livres e conscientemente pelos indivíduos para organização de um grupo social, segundo os valores do bem e do mal.
II – É um conjunto dos nossos deveres que já estão internalizados em nossa vida desde o nosso nascimento, pois é natural a todos os indivíduos, isso é não se alteram conforme o lugar e o tempo.
III – Questões como a roupa que uso, as atividades físicas que escolho praticar, as comidas que mais gosto, não estão ligadas unicamente ao meu gosto pessoal, mas também à moral aceita pela minha sociedade.
IV – A ética e a moral são construções sociais e históricas, isto é, elas mudam conforme o tempo, e também quando há mudanças políticas, sociais e formas de conhecimentos.
Alternativas:
a)
Somente III está correta.
b)
Somente I e IV estão corretas.
c)
Somente II e III estão corretas.
d)
Somente I, III e IV estão corretas.
3)
"Os conceitos de moral e ética, ainda que diferentes, são com frequência usados como sinônimos. No entanto, podemos estabelecer algumas diferenças entre eles, embora essas definições variem conforme o filósofo". (ARANHA, M. L. de Arruda; MARTINS, M. H. Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 4ª ed. rev. Ed. Moderna: São Paulo, 2011, p. 214).
Sobre o conceito de ética, considere V para verdadeiro e F para falso:
( ) Podemos dizer que a ética é a reflexão sobre noções e princípios que fundamentam a vida moral.
( ) Ética é o conjunto de princípios e valores que norteiam as escolhas, a ação moral.
( ) Somete as escolhas que estão no campo da legalidade está fundamentada em um princípio ético.
( ) O conjunto de regras de conduta assumidas pelos indivíduos que fazem parte de um grupo social, com a finalidade de organizar as relações interpessoais, é chamado de ética, isto é, a prática.
A ordem correta é:
Alternativas:
a)
V, V, F, F.
b)
F, V, F, V.
c)
V, F, V, V.
d)
F, F, V, F.
4)
Em um mito grego, conta-se que o rei de Tebas, Laios, tentar impedir a realização da maldição anunciada pelo Oráculo de Delfos. A maldição prenunciara que ele seria morto pelo seu filho, que depois desposaria a própria mãe. Édipo cresceu desconhecendo essa previsão, entretanto, isso não o impediu o destino de e encontrá-lo. E apesar de todo o esforço de Laios, Édipo matou o rei e casou-se coma rainha, comento "inocentemente" incesto.
Acerca das questões que envolvem o mito de Édipo, assinale o que for correto:
I – A sociedade grega acreditava que a vida era regida por um cosmos, portanto, havia um destino previamente escrito para cada indivíduo.
II – Sócrates rompe com a concepção grega de destino, pois acredita que a razão pode conceder liberdade aos indivíduos.
III – A nossa concepção de liberdade de Sócrates foi totalmente superada, de modo que, atualmente, liberdade nada tem a ver com aqueles princípios racionais que Sócrates exprimia.
Alternativas:
a)
Somente II está correta.
b)
Somente I e II estão corretas.
c)
Somente II e III estão corretas.
d)
Somente III está correta.
5)
No vídeo "Boneca preta, boneca branca" vemos crianças apontando bonecas como más ou boas, bonitas ou feias, devido a cor da pele das bonecas. O resultado do vídeo demonstra que:
I - Aquilo que consideramos bonito ou feio, isso é, nossa concepção estética, são determinadas pela nossa natureza, pois desde criança já sabemos reconhecer a beleza a partir de critérios universais.
II – O vídeo nos mostra a naturalização de valores culturais, isso é, como valores criados, como a ética e a moral de um determinado momento, podem ser tomadas como verdadeiras e criar raízes, mesmo após mudanças contextuais.
III – Como podemos perceber pelas respostas das crianças, na maioria das vezes associamos o belo ao bem e o feio ao mal, porém, esses são valores culturais, passados de geração em geração.
Alternativas:
a)
Somente III está correta.
b)
Somente I e II estão corretas.
c)
Somente II e III estão corretas.
d)
Somente II está correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
RESPOSTAS AV 1
1-B
2-D
3-A
4-B
5-D
1-B
2-D
3-A
4-B
5-D
Perguntas interessantes
Ed. Física,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás