História, perguntado por luanak1086, 9 meses atrás

1.Vimos que o “Tiradentes” foi um dos conjurados. Joaquim José da Silva Xavier, foi dentista prático, tropeiro, garimpeiro e militar. Mas, descobriu-se recentemente que Tiradentes era um homem rico: tinha fazendas, terras com minérios e dinheiro guardado. Então por que será que só ele foi condenado à morte?

2.Comparando a Conjuração Mineira e a Conjuração Baiana:
a)Quando e onde cada uma delas ocorreu?
b)A origem social e os nomes de seus principais líderes:
c)Objetivos dos rebeldes:
d)O desfecho das revoltas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Boiolinh4
0

1. Tiradentes foi enforcado, decapitado e esquartejado em praça pública como exemplo para toda a população. Acredita-se que antes de morrer, Jooaquim da Silva Xavier disse: "Jurei morrer pela independência do Brasil, cumpro a minha palavra!

Resposta:

2. Comparando a Conjuração Mineira e a Conjuração Baiana:

a. Quando e onde cada uma delas ocorreu?

em 1789 na capitania de Minas Gerais

na cidade de Salvador em 1798 – 1799

b. A origem social e os nomes de seus principais líderes:

Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier), Claudio Manuel da Costa, Inácio José de Alvarenga Peixoto, Tomás Antônio Gonzaga, Francisco de Paula Freire de Andrade, Carlos Correia, Oliveira Rolim, Francisco Antônio de Oliveira Lopes. Pobre.

Luís Gonzaga das Virgens e Cipriano Barata. Pobre.

c. Objetivos dos rebeldes:

Baiana: libertar o Brasil do governo.

Mineira: instalação de uma república no Brasil, a liberação do Distrito Diamantino, o estímulo à indústria e a exploração do minério de ferro.

Pensavam também na criação de muitas escolas de ensino fundamental e de uma universidade, além de hospitais e casas de amparo aos mais pobres.

d. O desfecho das revoltas.

A Conjuração Baiana foi um movimento rebelde ocorrido no Brasil no século XVIII. ... Por fim a conjuração foi vencida, restando prisão para diversos revoltosos e a morte de outros por enforcamento, como era de praxe para traidores da nação.

Explicação:

Confia.

Perguntas interessantes