1)
"Via parenteral" é um termo genérico que se refere à administração de medicamentos por vias que não envolvam o sistema digestivo. De maneira geral, esta via resulta em um início de ação mais rápido e é a indicada em situações de emergência ou urgência.
Fonte: RAMOS, Andréa Rosa. CELLI, Giovana Bonat, ANAZETTI, Maristella Conte. Terapia Medicamentosa. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2017. 164 p.
Associe cada material da coluna A utilizado na administração parenteral com a descrição ou característica na coluna B.
Coluna A Coluna B
1. Seringa A. Pode causar extravasamento de sangue.
2. Agulha B. Suas partes são: êmbolo, corpo e ponta/bico.
3. Equipo C. Pode ser mantido no paciente por até 72 horas.
4. Scalp D. Suas partes são: canhão, haste e bisel.
5. Cateter flexível E. A pinça rolete controla o fluxo de líquido.
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra B
1B, 2D, 3E, 4A, 5C
Explicação:
Vamos fazer a associação entre os termos e as definições a seguir :
A. Pode causar extravasamento de sangue. - Scalp, que é por onde passará o sangue, podendo ocorrer extravazamento.
B. Suas partes são: êmbolo, corpo e ponta/bico. - Seringa, que é o recipiente no qual estará guardado o sangue ou o material a ser infundido no paciente.
C. Pode ser mantido no paciente por até 72 horas. - Cateter flexivel, que deve ser matido até no máximo 72 horas, a fim de se evitarem infecções devido ao uso prolongado deste equipamento
D. Suas partes são: canhão, haste e bisel. - Agulha, que será o corpo que será introduzido no paciente e por onde passará a soluão a ser infundida.
E. A pinça rolete controla o fluxo de líquido. - Equipo, que será a parte que controlará o fluxo do soro que está sendo passado ao paciente.