Filosofia, perguntado por aparecido33, 1 ano atrás

1) Vi ontem um bichoNa imundície do pátioCatando comida entre os detritosQuando achava alguma coisa,Não examinava nem cheiravaEngolia com voracidadeO bicho não era um cão,Não se a um gato,Não era um rato.O bicho, meu Deus, era um homem.2) O poema descreve uma cena observada pelo eu lirico. Qual é a importância do uso da primeira pessoa nessa descrição?3) Na primeira estrofe, que palavras são usadas para mostrar a degradação do indivíduo a quem o poema se refere ?4) Na segunda estrofe, há uma expressão que reforça essas ações:a)Que expressão é essa ?b) Que sentidos ela acrescenta ao poema ?5) Quais são os verbos que caracterizam as ações do indivíduo nas duas estrofes iniciais ? O que eles revelam sobre estas ações ?6) A terceira estrofe apresenta uma estrutura que se repete:a) Quais os versos em que essa repetição ocorre ?b) Qual é o efeito de sentido produzido por essa repetição ?7) Na terceira estrofe, o eu lirico relaciona o indivíduo observado a outros elementos:a) Que elementos são esses ?b) Há uma gradação dos elementos que são relacionados ao indivíduo. Explique.8) Releia o verso:"O bicho, meu Deus, era um homem".a) Que sentimento do eu lirico é expresso nesse verso?b) Qual palavra ou expressão reforça esse sentimento?Qual é a resposta certa a b c ou D

Soluções para a tarefa

Respondido por caroolinecorrea
46

2) A importância no uso da primeira pessoa está no fato de que o eu lírico está observando o fato que narrou, reforçando o sentimento de indignação ao testemunhar tal atrocidade (homem comendo comida do lixo).


3) Os termos que demonstram a degradação do indivíduo são:

  • Imundície
  • Detritos.

4)

a) A expressão que reforça as ações de degradação do indivíduo são "com voracidade".

b) O sentimento acrescido no poema é o comportamento semelhante ao de um animal expresso pelo homem que come os restos de comida que encontra entre os detritos.


5) Os verbos que caracterizam as ações do indivíduo nas duas estrofes iniciais são:

  • Catando,
  • Achava,
  • Examinava,
  • Cheirava,
  • Engolia.

Esses verbos demonstram a aflição, angústia e desespero com que o homem procurava alimentos entre os detritos, engolindo tudo que via pela frente.


6)

a) Os versos que se repetem na terceira estrofe são:

“O bicho não era um cão, / Não era um gato, / Não era um rato.”

b) O efeito de sentido produzido por essa repetição é reforçar a comparação entre homem e fera.


7)

a) Os elementos aos quais o eu lirico relaciona o indivíduo é aos animais com que ele lhes compara.

b) A cada comparação que o eu lirico representa, vê-se que a comparação do homem vai evoluindo de um animal que procura comida no lixo (cães e gatos) para um animal que vive em meio ao lixo (rato).  


8)

a) O eu lirico expressa um sentimento de indignação, revolta.

b) A expressão que reforça esse sentimento é: Meu Deus.


Bons estudos =D

Perguntas interessantes