1 - Vamos observar o quadro do artista Georges Seurat, considerado o mestre da técnica do pontilhismo:
Georges Seurat
A pintura trata de “Uma tarde de domingo na ilha de grande Jatte”.
Leiam as informações colocadas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. O artista Georges Seurat substituía as pinceladas tradicionais por pequenos retângulos ou pontos coloridos. Ao longo de suas experimentações, Seurat trabalhava com pontos de cor, misturava as tintas na paleta. A imagem eletrônica do vídeo automatiza a técnica constitutiva da pintura de Seurat.II. O vídeo pulveriza a imagem em pontos de luz. A imagem eletrônica do vídeo também dissolve a figura numa combinação de retículas que depois é recomposta pelo intérprete desses pontos em um todo inteligível.
III. Para essa recomposição da imagem, o intérprete necessita de certo afastamento físico da imagem para que esses pontos possam se fundir e resultar inteligíveis. Esse processo também acontece com a imagem do vídeo. Se o intérprete da imagem se aproximar muito de um aparelho receptor, os pontos constituintes da imagem eletrônica irá se impor, e ele não será capaz de reconhecer nenhuma figura.
IV. Um receptor de poucas polegadas, um receptor pequeno, deve ser visto de perto pelo intérprete das imagens enquanto um receptor de muitas polegadas, um receptor grande, exigirá maior distância para ser “visto” pelo interprete.
Escolha uma:
a. Somente II, III e IV estão corretos.
b. Somente I, III e IV estão corretos.
c. Somente IV está correto.
d. Somente II e III estão corretos.
2 - Sobre a fotografia podemos afirmar que:
I. A fotografia agrega um status de “cópia da realidade”, porém a fotografia não é uma cópia fiel da realidade, nem somente uma reprodução de algo que existe ou existiu em um momento dado. A fotografia é uma representação muito mais codificada do que habitualmente se admite.
II. A fotografia é o que foi, isto é, o que existiu em um momento dado.
III. A fotografia não reproduz o movimento, mesmo que seja capaz de captar esse movimento mediante recursos convencionais da linguagem visual.
IV. A fotografia reduz a tridimensionalidade característica da realidade à bidimensionalidade própria do plano, enfatizada em um quadro escolhido pelo fotógrafo como limite, em uma evidente alteração da escala de representação.
Assinale a alternativa correta
Escolha uma:
a. Apenas os itens I, II e III estão corretos.
b. Apenas os itens I, II e IV estão corretos.
c. Apenas os itens I e II estão corretos.
d. Todos os itens estão corretos.
3 - Verifique as imagens abaixo e classifique-as em qual o modo de relação com a imagem fotográfica esta enfatizando
Assinale a alternativa correta
Escolha uma:
a. 1. Modo Epistêmico, 2. Modo Simbólico, 3. Modo Estético
b. 1. Modo Simbólico, 2. Modo Epistêmico, 3. Modo Estético
c. 1. Modo Epistêmico, 2. Modo Estético, 3. Modo Estético
d. 1. Modo Simbólico, 2. Modo Simbólico, 3. Modo Estético
4 - Sobre a videografia podemos afirmar que:I.A imagem videográfica é gravada seqüencialmente por meio de linhas de varredura, durante um intervalo de tempo.
II.No filme a imagem é fixada em fotogramas separados. Isso quer dizer que entre um quadro e outro o obturador se fecha impedindo a entrada de luz, e uma nova porção de película é empurrada para a abertura. Nesse caso é um movimento fragmentário de base fotográfica dissimulado por um dispositivo técnico que recompõe a ilusão de movimento.
III. Não existe obturador na câmera de vídeo. Isso quer dizer que o mecanismo de varredura é contínuo. Podemos considerar o fotograma como a imagem, célula elementar do filme.
IV. O vídeo, por sua própria constituição, é a segunda mídia a trabalhar com o movimento. No vídeo, o movimento da câmera é seguido sincronizadamente por outro movimento, que é o da varredura do suporte fotocondutor.
Assinale a alternativa correta
Escolha uma:
a. Apenas os itens I, II e III estão corretos.
b. Apenas os itens I, II e IV estão corretos.
c. Apenas os itens I e II estão corretos.
d. Todos os itens estão corretos.
5 - Sobre daguerreotipia assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Processo fotográfico criado por Hércules Florence no Brasil para fixar as imagens.
b. Processo fotográfico criado por Louis Daguerre na França para fixar as imagens.
c. Processo fotográfico criado por William Henry Fox Talbot na Inglaterra para fixar as imagens.
d. Todas estão incorretas.
6 - Faça um resumo com suas palavras sobre a Fotografia no Brasil a partir da aula texto 18 citando os principais nomes que colaboraram para o desenvolvimento da fotografia em nosso país. O texto deve conter no máximo 100 palavras.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Não consegui ler tudo tem muita coisa tô sem tempo me desculpe
Perguntas interessantes
Sociologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás