1.UTILIZE O PARÁGRAFO ABAIXO PARA RESPONDER A PRIMEIRA QUESTÃO. "Com o reaparecimento do Estado na Idade Moderna, várias são as formas em que o Estado vai se apresentar: Absolutismo, Liberalismo, Estado de Bem-Estar Social, Fascismo, Estado Soviético e Neoliberalismo. De uma organização pouco desenvolvida para uma elaborada instituição que regula os grandes grupos econômicos, aplica leis, distribui tarefas, mais de 500 anos se passaram. O Estado, no Absolutismo (entre os séculos XIV e XVII), que se confundia com a figura do rei, torna-se uma instituição dividida em três poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário (entre os séculos XVIII e XIX) para, agora, em pleno século 21, ser uma reduzida instituição refém dos grandes bancos e instituições financeiras". Com base neste trecho acima responda à seguinte questão: Qual é, cronologicamente (ao longo da história), a sequência das formas de Estado predominantes na Europa?
( )Fascismo; Democracia; Liberalismo; Absolutismo
( )Absolutismo; Neoliberalismo; Estado de Bem-Estar Social; Socialismo
( )Absolutismo; Neoliberalismo; Fascismo; Liberalismo
( )Absolutismo; Socialismo; Liberalismo; Fascismo
( )Absolutismo; Liberalismo; Fascismo; Estado de Bem-Estar Social
2.Weber, autor clássico da sociologia, parte do pressuposto de que todos os indivíduos, no capitalismo, são seres racionais. Com isso, as ações humanas são decorrentes da nossa capacidade de pensar e refletir sobre nossos atos. A racionalidade humana é a base sobre a qual se apoia a sociedade e suas instituições, inclusive a base sobre a qual se apoia o Estado Moderno. Weber desenvolve, com isso, uma teoria sobre o Estado, na qual ele identifica alguns elementos. Quais são?
( )O Estado Moderno é fruto das normas e instituições sociais que emergem independentemente da vontade humana
( )As ações sociais produzem relações sociais. Essas relações sociais estabelecem relações de poder. E o exercício do poder pode ser caracterizado como dominação. O Estado Moderno seria fruto, então, da dominação racional-legal
( )O Estado Moderno surge da luta entre príncipes e reis. Os mais fortes dominam os mais fracos. O Estado Moderno seria, nesse sentido, fruto da luta desenfreada do poder pelo poder. A essa luta Weber dá o nome de dominação Carismática
( )O Estado Moderno surge na Antiguidade Clássica e Weber nada escreveu sobre isso já que teria vivido no final do século XIX e início do XX, ou seja, teria analisado exclusivamente a sociedade capitalista
3. Qual a definição do conceito de poder?
( )A probabilidade de ter moral “na quebrada”
( )A capacidade de submeter as pessoas com base na violência física.
( )A capacidade de submeter grupos sociais impondo a própria vontade
( )Ceder aos interesses alheios com base na violência implícita
( )É o monopólio da violência
4. Qual a definição do conceito de dominação?
( )O exercício da violência
( )O exercício do monopólio da violência
( )O exercício do poder
( )Estado
( )N. D. A.
5. Qual a ligação do Estado com o poder?
( )Todo Estado está fundado, em última instância, no monopólio da violência
( )Todo Estado está fundado no uso do poder, pois o poder concentra-se unicamente no Estado
( )Todo Estado está concentrado exclusivamente no uso do poder
( )Não existe uma relação direta entre poder e Estado
( )N. D. A.
Soluções para a tarefa
1 - A alternativa correta está em: Absolutismo; Liberalismo; Fascismo; Estado de Bem-Estar Social.
Antes do fim do absolutismo ocorreu uma busca pela quebra desse sistema e a instituição dos ideais de fraternidade, liberdade e igualdade, ocasionando a Revolução Francesa.
A partir disso, uma série de acontecimentos desencadearam na queda da igreja como parte das decisões políticas do estado, sendo um marco para a quebra dos paradigmas do passado.
Por fim, apesar dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade terem contribuído para a instituição de uma democracia na Franca, isso não significa que o país conseguiu se tornar uma sociedade livre e igualitária, pois esse é um esforço de longo prazo, onde as desigualdades são disseminadas ao longo do desenvolvimento social do país.
2 - A alternativa B está correta.
Weber, buscou refletir sobre o papel do estado que se define como a estrutura ou o agrupamento político que reivindica com êxito o monopólio físico social legítimo.
Partindo deste ponto, é possível notar que o sociólogo, define o estado como principal pilar de atuação para a racionalização do direito, ou seja, a especialização do poder legislativo e judiciário, está voltado para uma política que tem o objetivo de manter e dar respaldo a segurança dos indivíduos.
3 - A alternativa C está correta.
O poder é atribuído ao estado e aos indivíduos que possuem seus direitos e deveres devendo exerce-los em prol da democracia e do pleno funcionamento social.
Sobre o conceito de poder e de dominação, para Max Weber, o poder está diretamente ligado a sociedade e as relações entre os indivíduos, ou seja, a partir do poder a sociedade se mantém equilibrada.
5 - A alternativa B está correta.
Em sua tipologia de dominação, Weber distinguia os conceitos de poder e dominação. Para ele, poder é a capacidade de impor a vontade, e a dominação é a probabilidade de encontrar obediência.
A maneira de impor a vontade e ditar as regras numa relação social pode variar. Assim, continuando nosso texto sobre o conceito de poder e de dominação para Max Weber vemos que:
Para Weber o conceito de dominação possui três tipos que dependem das bases da sociedade, ou seja, de sua legitimidade, sendo elas:
- A dominação racional-legal;
- A dominação tradicional;
- A dominação carismática.